Banca de DEFESA: LUCIANA EVANGELISTA DA SILVA

DISCENTE: LUCIANA EVANGELISTA DA SILVA
DATA: 09/12/2021
LOCAL: Sala Virtual PPGEAA

INCIDENTES METACOGNITIVOS E O DISCURSO DO PROFESSOR EM ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA DE MATEMÁTICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROFESSOR Dr. CRISTOVAM DINIZ.

Metacognição. Argumentação. Clube de Ciências. Geometria. Sequência de Ensino Investigativa

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo objetiva analisar como os discursos do professor monitor permitem interações dialógicas para manifestações de incidentes metacognitivos de alunos, em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) de matemática denominada de Representações Geométricas. Tal atividade explorou conceitos introdutórios da geometria plana e espacial; foi desenvolvida com oito alunos do sexto ano com idades entre 10 e 11 anos e contou com a colaboração de quatro professores monitores. O trabalho apresenta características de pesquisa participante com abordagem qualitativa, sendo que o local de investigação foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz localizado na UFPA-Castanhal. Como procedimentos metodológicos, adotou-se a gravação em áudios e vídeos com transcrições de episódios selecionados para cada etapa considerando a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os discursos dos professores monitores mais aparentes foram os retóricos e dialógicos, dos quais o fornecimento de pistas, instigação, reespelhamento e contraposição são as características que mais aparecem e que estas têm forte influência no surgimento de incidentes metacognitivos. Para as ocorrências das evidências metacognitivas, observou-se que num total de 255 turnos dos discentes referentes as três etapas da atividade proposta, 83 destes foram classificados como incidentes metacognitivos (33%), constatado também ao analisar cada etapa em separado em que tivemos as seguintes porcentagens de indícios de falas metacognitivas, etapa 1: 10% (1/10), etapa 2: 37% (21/57) e etapa 3: 32% (61/188). Neste contexto foi detectado que a atividade promoveu um maior número de indícios metacognitivos de confirmação (57%) correspondendo a 47/83 do total das três etapas. Para o escrever e desenhar, a quarta e últimas etapa da atividade proposta, foi observado elementos que justifiquem a Metacognição, entre perguntas respondidas e desenhos feitos, num total de 18, pode-se afirmar que mais da metade aparece incidentes metacognitivos 54% (13/24) todos de confirmação (100%). Quanto à natureza da manifestação da Metacognição, foi observado que o incidente metacognitivo pode auxiliar na construção do conhecimento de diversas formas, como a confirmação de um raciocínio, o monitoramento (perguntas), as mudanças de opiniões que podem ser positivas ou negativas. Diante do exposto, esta pesquisa caminha no sentido de contribuir com a experimentação investigativa de matemática, considera os discursos do professor monitor    como propenso ao aparecimento de Metacognição, no entanto, isso torna-se possível com planejamento, objetivo traçado para cada etapa e disposição. Por fim, pode-se apontar que todos os fatores analisados como a motivação, a compreensão dos procedimentos, a metodologia, os conceitos e ideias prévias, o trabalho colaborativo, a presença de professores monitores mediadores e as habilidades de pensamento são muito importantes no desenvolvimento da atividade e potencialmente envolvidos para uma maior ou menor manifestação de Metacognição,  o que indica que há ainda muito campo a ser pesquisado em ambientes alternativos de Ensino Investigativo, em particular na disciplina de matemática, sendo possível e necessário para o debate em pesquisas futuras e assim, reafirma-se a grande importância de investimentos nessa área do conhecimento.

Interno - 280.842.412-49 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA - UFPA
Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Externo ao Programa - 1072639 - MARCOS GUILHERME MOURA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 10:25