Banca de DEFESA: MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAUJO

DISCENTE: MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAUJO
DATA: 12/11/2021
LOCAL: Sala Virtual PPGEAA

AS AÇÕES DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE REALIZADAS PELOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Núcleo de Acessibilidade, Ensino Superior, Inclusão.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A presença de pessoas que apresentem algum tipo de deficiência no ensino superior é crescentea cada ano. Com este aumento surge a necessidade de as instituições de ensino superioradaptarem seus espaços e suas ações de ensino para atender as necessidades desses alunos. Mediante tal fato, a presente pesquisa teve como objetivo as ações de inclusão e acessibilidade realizadas pelos núcleos de acessibilidade da universidade federal do Pará (UFPA). A metodologia a ser aplicada para coleta de dados foi o questionário online aos coordenadores dos núcleos de acessibilidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) dos Campi de Altamira, Cametá, Belém e Castanhal. Os resultados mostraram que todos gestores dos núcleos de acessibilidade possuem um bom nível de formação, pois todos são doutores; em relação a acessibilidade atitudinal, 75% dos respondentes afirmaram ser regular e 25% ser boa. No quesito acessibilidade arquitetônica, 25% declarou ser péssima, 50% afirmou ser regular e 25% declarou ser boa. Na acessibilidade pedagógica, 25% afirmou ser regular e 75% afirmou ser boa. No item programática (políticas públicas), 75% informaram ser regular e 25% afirmou ser excelente; já no item transporte 75% dos respondentes afirmaram ser inexistente, enquanto 25% disseram excelente. Em relação a acessibilidade instrumental e tecnológica, 25% afirmou ser péssima, 50% ser regular e 25% ser excelente. No último tópico, em relação a acessibilidade comunicacional apenas 25% declarou ser ruim, 50% ser boa e 25% declarou ser excelente. Os resultados se mostram preocupantes, pois mostram a fragilidade dos Campi da UFPA, principalmente aqueles que ficam nos interiores do estado do Pará. As ações implantadas pelos núcleos, vão desde a participação em processos seletivos de ingresso ao ensino superior até cursos formações continuadas para a comunidade acadêmica sobre inclusão e acessibilidade; assessoramento pedagógico a coordenadores e professores com discentes com deficiências; alteração de projetos arquitetônicos da UFPA para formatos mais acessíveis, entre outros. Em apenas 1 dos núcleos não foi possível coletar tal informação. Esperamos que com o presente trabalho, as informações aqui encontradas possam contribuir com a UFPA, indicando alternativas para melhorar o dia a dia dos alunos com deficiência no ensino superior.

Interno - 2191145 - JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
Externo à Instituição - SABRINA FERNANDES DE CASTRO
Presidente - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 12:27