Banca de DEFESA: AMANDA SYLMARA DA ROCHA MOREIRA

DATA: 17/09/2021
LOCAL: Webconferência

O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO NO ENSINO INVESTIGATIVO NO CLUBE DE CIÊNCIAS

Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Padrão de Raciocínio de Lawson.  Clube de Ciências. Sequência de Ensino Investigativo. Geometria.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo tem como objetivo analisar como os participantes do Clube de Ciências desenvolvem os Passos e o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto proposto Lawson (2004) baseada na Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre geometria com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental em um Clube de Ciências. Para isto, tivemos como base o referencial teórico sobre o Raciocínio Hipotético-Dedutivo de acordo com Lawson (2004); a Sequência de Ensino Investigativo em Atividades Experimentais (CARVALHO et. al. 2009; MALHEIRO, 2016). Este estudo tem características da Pesquisa Participante com abordagem qualitativa, o lócus da pesquisa foi o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, contando com a colaboração de três Professores -Monitores (PM1, PM2 e PM3) e de oito alunos (A1.., A8).Utilizamos como instrumentos de constituição de dados  a vídeogravação, fotografia, os áudios e notas de campo, com posterior a transcrições  das falas dos  sujeitos, o Padrão de Raciocínio se / e / então / e ou mas / portanto e os Passos (LAWSON, 2004). Nos resultados verificamos que durante as etapas de 1 a 7 da SEI,  os alunos resolveram o problema: Com quantas retas  é possível construir um castelo utilizando massinha e palito de dente? Percebemos que os grupos desenvolveram os Passos e o Padrão de Raciocínio nas suas falas iniciado pelas observações intrigantes e finalizando pela conclusão da problemática, portanto. Assim, resultados demonstram a presença dos Passos e do Padrão de Raciocínio nas falas dos alunos durante a Atividade Experimental apontando para o desenvolvimento do Raciocínio Hipotético-Dedutivo. Percebemos que a Atividade Experimental despertou a curiosidade e o interesse dos alunos, ao contextualizar com o seu cotidiano, na perspectiva de contribuir para o processo de aprendizagem. Portanto, o Padrão de Raciocínio proposto por Lawson é de grande relevância para estimular os alunos a produzirem seu próprio conhecimento a partir de um problema a ser solucionado.

Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 280.842.412-49 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA - UFPA
Externo à Instituição - JOÃO AMADEUS PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 12:33