Banca de DEFESA: RAIMUNDA EDIANE DA SILVA CABRAL

Decolonialidade. Clube de Ciências. Ensino de Ciências

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa apresenta um estudo que visa analisar se há presença da decolonialidade nas ações realizadas no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, pluralizando as perspectivas do saber. A sua construção surgiu das reflexões da trajetória de vida pessoal e profissional da pesquisadora, que durante todo o caminho percorrido fez muitas ponderações acerca da Educação Matemática e de outras Ciências, de como elas são repassadas de geração em geração. Diante disso, com a finalidade de problematizar os processos de ensino e aprendizagem estabelecidos neste ambiente não formal de educação, aplicamos uma entrevista semiestruturada, através da plataforma Google Meet, na qual buscamos interpretar o processo de surgimento e funcionamento do Clube de Ciências, numa perspectiva da decolonialidade. Como instrumentos de composição de dados, utilizamos as vídeo gravações das entrevistas, e em seguida, a transcrição das falas dos participantes. A proposta metodológica da pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, na qual utilizamos o método de análise de conteúdo desenvolvido por Bardin (2016) para analisar os dados qualitativos e interpretação das informações. O ambiente da pesquisa é um espaço educacional diferenciado, que permite ao Professor-Monitor atuar de maneira distinta também. Os participantes da pesquisa foram o Professor-Coordenador, três Professores-Monitores e dois alunos, totalizando 06 (seis) sujeitos. E no decorrer das análises, observamos nas falas dos participantes a pluralidades dos diálogos dos saberes presentes nas atividades desenvolvidas, o protagonismo dos alunos e Professores-Monitores durante a fundação e funcionamento do Clube e o envolvimento com sujeitos no processo educacional. Concluiu-se que o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz mantém práticas decoloniais nas suas atividades pedagógicas, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.

Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 280.842.412-49 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA - UFPA
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo à Instituição - BRUNO CEZAR PEREIRA MALHEIRO