Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAEL NUNES DA GAMA

DISCENTE: IZAEL NUNES DA GAMA
DATA: 21/01/2021
LOCAL: Webconferência

A IGREJA CATÓLICA E O MOVIMENTO DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL

Poder Simbólico. Renovação Carismática Católica. Igreja Católica. Grupo de Oração.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa propõe estudo sobre a ICAR e a RCC no contexto do Município de Castanhal, Pará. Existem estudos sobre a RCC, entretanto, essas pesquisas diferem da nossa abordagem. Verificar-se-á as relações existentes entre a RCC e a hierarquia da ICAR na Diocese de Castanhal . Essa pesquisa se torna relevante por haver a necessidade da comunidade católica em geral e da comunidade científica conhecer melhor a RCC e sua importância para o catolicismo, proporcionando a superação de preconceitos. Além da revisão bibliográfica utilizaremos trabalho de campo com entrevistas junto aos párocos e lideranças da RCC em Castanhal para o melhor entendimento do fenômeno estudado. Almeja-se identificar a visão dos padres em relação ao movimento e descrever na visão de participantes da RCC o olhar que estes têm sobre o movimento. No referencial teórico que abordamos percebemos que a ICAR desde sua origem tem como característica possuir vários movimentos ou territórios sagrados que formam um território maior e isso se deve a organização dessa instituição. Portanto, talvez essa forma organizacional seja uma das explicações para a sobrevivência da ICAR por tantos séculos, ou seja, a mesma possui a capacidade de se perpetuar controlando os desvios e mantendo grupos divergentes juntos; nisso a pentecostalização do catolicismo possivelmente seja elemento relevante de sobrevivência para a ICAR, bem como, seja inerente a diversidade de carismas dessa instituição religiosa.

Externo à Instituição - GUSTAVO RUIZ CHIESA
Interno - 1913765 - ISIS ABEL BEZERRA
Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 1718372 - SERGIO EDUARDO NASSAR