Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA EDIANE DA SILVA CABRAL

DISCENTE: RAIMUNDA EDIANE DA SILVA CABRAL
DATA: 23/12/2020
LOCAL: Webconferência

INVESTIGANDO A  DECOLONIALIDADE NAS INTERAÇÕES CONSTITUÍDAS NAS PESQUISAS REALIZADAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAM W.  P.  DINIZ

Decolonialidade. Interações. Atividades  Experimentais Investigativas. Clube de Ciências. Sequência de Ensino Investigativo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo objetiva investigar a decolonialidade nas interações entre professores-monitores e alunos durante as Atividades Experimentais Investigativas-AEI estabelecidas nas dissertações concluídas entre 2017-2019 no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, bem como, abordar a teoria da decolonialidade ou pedagogia decolonial de acordo com Wlash (2013).  O interesse em  estudar essa temática manifestou das experiências enquanto professora de Matemática, com a pretensão de analisar as questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, ou seja, o processo de produção e reprodução do conhecimento, atentando para a colonização do saber presente na educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados são as transcrições das Atividades Experimentais Investigativas presentes nos estudos realizados no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. O procedimento de análise versa a pesquisa bibliográfica, visando considerar as informações que foram constituídas e explicitadas nos trabalhos pelos autores, verificando as interações entre alunos e professores-monitores no momento da realização da SEI.  Para interpretar as  interações coletadas nas quatro pesquisas analisadas, escolhemos em utilizar a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002), verificando aqui, dois aspectos a “Abordagem Comunicativa” e os “Padrões  de Interação” e associando com a teoria da decolonialidade.

Em Construção...

Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 280.842.412-49 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA - UFPA
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS