Banca de DEFESA: MARIA JOSE CONCEICAO DOS SANTOS

DISCENTE: MARIA JOSE CONCEICAO DOS SANTOS
DATA: 22/06/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/batista

VOZES SILENCIADAS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE OUTRAS INTREPRETAÇÕES DO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DO CAMPUS UFPA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL- PA (1970-2017)

UFPA Campus Castanhal. Interiorização. História. Memória. Sujeitos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O Trabalho apresenta uma discussão sobre história e memória do processo de interiorização do Campus UFPA de Castanhal entres os anos 1970 e 2017. O objetivo é produzir uma interpretação histórica, a partir da organização dos discursos sobre a implementação do Campus da Universidade Federal do Pará na região nordeste no município de Castanhal nas décadas citadas, com o Programa de Interiorização e Extensão da Universidade. Busca-se, ainda, identificar quais os sujeitos que participaram do processo de construção e implantação do Campus, por meio da escuta das vozes e das memórias que foram silenciadas na escrita dessa história dita como oficial. Em seguida, pretende-se analisar traves das narrativas dos sujeitos entrevistados, a relação passado/presente da história da universidade. A pesquisa também busca relacionar a interpretação desses agentes, suas memórias individuais e coletivas com a história oficial, uma vez que a história registrada carrega-se de ausências documentais, referentes aos períodos de lutas e aos acordos que se firmaram para a construção da Universidade no interior do Estado. Contemplou-se, como referências bibliográficas, os autores Flick (2009), Thompson (1992), Halbawachs (1990), Portelli (2000), Pollak (1989), Bloch (1949), Le Goff (2003) e Nora (1993), os quais proporcionaram compreensões e discussões aprofundadas sobre memória, história e acerca do silenciamento dos sujeitos constitutivos desta pesquisa. Utilizou-se como metodologia a história oral, com instrumentos basilados em entrevistas, questionários, vídeos documentários, revisão bibliográfica com caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada no Campus/UFPA, localizado na Av. dos Universitários, no bairro Jaderlândia, na cidade de Castanhal/Pa. Para as entrevistas, foram selecionados cinco sujeitos que vivenciaram o momento da história da interiorização da universidade. Com base nas informações coletadas, pretende-se construir um banco de memórias, para que a história fique documentada e auxilie futuras pesquisas sobre a Unidade. Essa será a discussãoproposta neste trabalho de pesquisa, o qual se encontra em fase de andamento de análisedos dados que foram coletados.

Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2866128 - ANTONIO VALDIR MONTEIRO DUARTE
Externo ao Programa - 1034472 - TULIO AUGUSTO PINHO DE VASCONCELOS CHAVES