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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DA SILVA PAULA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DA SILVA PAULA
DATA: 27/01/2020
HORA: 09:00
LOCAL: CEMEC
TÍTULO:

Aquaponia: Tecnologia Sustentável como ferramenta para a integração de conceitos, processos e aplicações na educação profissional e tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

Aquaponia. Práticas pedagógicas. Ferramentas educacionais.


PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A educação tem se diversificado ao longo dos anos, o uso de tecnologias como ferramentas didáticas tem ganhado espaço no ambiente escolar. Para tanto, investigar de que forma estas tecnologias vem contribuindo com o desenvolvimento do aprendizado de conteúdos tanto na prática como na teoria, é importante para o aprimoramento e emprego destas metodologias de forma eficiente para que professores consigam obter maior rendimento em suas aulas, assim como os alunos possam tirar proveito destas tecnologias para aprender as disciplinas de maneira a integrá-los a assuntos importantes como a sustentabilidade. Nesse contexto a aquaponia tem ganhado destaque como importante tecnologia sustentável agroalimentar, esse sistema incorpora ao mesmo tempo a produção de plantas e peixes numa relação simbiótica entre estes dois componentes e os microrganismos presentes no ambiente onde os nutrientes residuais do cultivo de peixes são modificados pelas bactérias em substâncias que podem ser absorvidos pelas plantas favorecendo o seu desenvolvimento. Assim, o uso da aquaponia durante as aulas incorpora o conhecimento de uma variedade de assuntos da biologia, física, matemática, agricultura, saneamento, engenharia, tecnologia e nutrição, visto que o gerenciamento do sistema oferece aos professores a oportunidade de integrar o uso da tecnologia em seus planos de aula através de uma ampla variedade de disciplinas. Este trabalho tem como objetivo compreender como um sistema sustentável de aquaponia pode contribuir enquanto ferramenta educacional, auxiliando professores do ensino profissional e contribuindo com a formação de alunos mais qualificados e sensíveis as questões ambientais, identificando e analisando a percepção dos sujeitos acadêmicos (docentes e discentes) acerca das contribuições e/ou limitações no uso do sistema de aquaponia para a integração disciplinar. A metodologia utilizada para coleta de dados se apoiou em questionário semiestruturado com questões relativas as opiniões de professores e alunos após o uso de um sistema de aquaponia como ferramenta didática. Considerando a importância desta pesquisa como possível auxiliar para a construção de didáticas apoiadas em práticas de ensino mais voltadas a interdisciplinaridade através do uso de ferramentas didáticas, para a análise de dados nos fundamentamos em constructos teóricos que são veiculados sobre práticas educacionais, tecnologia, sustentabilidade e os desafios em aplicar a interdisciplinaridade. A análise dos dados nos permitiu perceber que o uso da aquaponia proporciona aos professores uma dinâmica de ensino mais enriquecedora, capaz de unir prática e teoria de forma interdisciplinar, mesmo que esta ocorra de forma pouco intensa, os estudantes apontaram para a importância do uso de tecnologias sustentáveis na formação profissional, destacando o uso da aquaponia como aliada positiva no enriquecimento de sua formação, não só pelo seu caráter interdisciplinar, mas também por trazer elementos práticos contextuais as suas futuras áreas de atuação. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Interno - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Presidente - 1694336 - ROBERTA SA LEITAO BARBOZA
Notícia cadastrada em: 21/01/2020 09:48
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