Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINALVA SOARES DE ARAUJO

DISCENTE: MARINALVA SOARES DE ARAUJO
DATA: 04/02/2020
LOCAL: CEMEC

Representações sociais e interações dialógicas dos alunos através das Sequências de Ensino Investigativas na aprendizagem com a temática insetos: aspectos simbólicos e cognitivos.

Representações Sociais. Interações dialógicas.  Insetos. Sequência de Ensino Investigativa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa foi construída com o objetivo de compreender o papel das representações sociais e as interações dialógicas em sua relação com as Sequências de Ensino Investigativas na aprendizagem da temática insetos. Na pesquisa, partimos das seguintes situações problema: Que tipos de representações sociais podem ser evidenciadas nas interações dialógicas dos alunos através das Sequências de Ensino Investigativas com a temática insetos? Que tipos de linguagens os alunos expressam como referências as suas percepções e conceitos? O suporte teórico utilizado pela pesquisa é o fenômeno das representações sociais de Moscovici (2015). O trabalho utiliza com metodologia a abordagem qualitativa pautada na análise do discurso para analisar as ancoragens dos alunos produzidas por meio dos seus enunciados discursivos orais e escritos. Através do método do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000) esses enunciados individuais são transformados em discursos coletivos para descrever as representações sociais que atuam por meio dos processos de ancoragem. O trabalho foi realizado com 9 alunos no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz da UFPA de Castanhal. Os resultados parciais obtidos evidenciam que as ideias e conceitos expressos pelos alunos estão associados ao uso das representações sociais, revelando a forma como os alunos categorizam os seus conhecimentos sobre os insetos na atribuição de características, criação de lógicas explicativas e mecanismos de referenciação. A importância da SEI na atividade é, justamente, permitir essa relação entre a forma de pensar dos alunos, que tem ligação com suas experiências sociais, com os conhecimentos científicos e favorecer a complementação entre esses conhecimentos.

Externo à Instituição - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 2191145 - JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES