Banca de DEFESA: JOANA MENEZES CORREA MONTEIRO

DISCENTE: JOANA MENEZES CORREA MONTEIRO
DATA: 13/12/2019
LOCAL: CMEC

CONDIÇÕES ANTRÓPICAS PARA O USO DE ANALOGIAS NA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS.

Analogias. Condições Antrópicas. Ensino Investigativo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A presente investigação teve como objetivo analisar os tipos de Analogias manifestadas por crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, em um Clube de Ciências durante uma atividade experimental investigativa sobre eletrostática. O mesmo emergiu no percurso de formação e reflexões da pesquisadora durante suas experiências pedagógicas. Desse modo, aplicamos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), na qual identificamos as potencialidades das tipologias de Analogias manifestadas tanto pelas crianças como pelos professores-monitores. Em relação as falas dos sujeitos verificamos Analogias Cognitivas de Conceitualização (ACC), Analogias de Processamento (ACP) e Analogias de Experiência (ACE) de acordo com Francisco Junior (2010). A pesquisa se caracteriza a partir da observação, como participante, com abordagem qualitativa, tendo como local de investigação o Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, contando com quatro professores-monitores (PM1,..., PM4) e oito alunos (A1,..., A8). Utilizamos como instrumentos de constituição de dados as videogravações, fotografias, gravação de áudio e notas do diário de Campo, e posterior transcrição das falas dos sujeitos, considerando a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011). Durante as análises foi possível observar que o uso de Analogias pelas crianças do Clube de Ciências é recorrente, e se constituem em elementos antrópicos e essenciais numa situação de aprendizagem, uma vez que, consideram os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a estes o levantamento de hipóteses, a problematização e a articulação do conhecimento do senso comum com o conhecimento científico. Percebemos que as potencialidades das Analogias se manifestam principalmente na etapa 7, do Escrever e Desenhar, onde o aluno demonstra com facilidade a sua evolução conceitual. Consideramos que o estudo construído nessa pesquisa precisa ser compartilhado e discutido em prol do fortalecimento da pesquisa do uso de Analogias no Ensino de Ciências, dentro da experimentação investigativa. Para além, da possibilidade investigada, acreditamos que o estudo sobre o uso de Analogias, como recurso potencializador de argumentação na Sequência de Ensino Investigativa para a construção do conhecimento, podem gerar resultados significativos no processo de aprendizagem. Assim, pretendemos com estes resultados contribuir dentro do contexto Amazônico com a valorização da utilização de Analogia no Ensino de Ciências ampliando seu uso dentro do planejamento da Sequência de Ensino Investigativa.

Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 2333507 - MADISON ROCHA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 06/01/2020 09:30