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Banca de QUALIFICAÇÃO: WANESSA NOGUEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANESSA NOGUEIRA SILVA
DATA: 10/12/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Campus 1 UFPA-Castanhal, auditório “Nazaré Sá”
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade; Práticas Pedagógicas; Educação do Campo


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Desde o período colonial o campo foi visto como algo ruim, inferior ou atrasado. Esta visão
se deu como resultado de todo um processo histórico. Desta forma, os sujeitos do campo
foram excluídos em todos os aspectos, principalmente no que tange a educação. Sabe-se que a
educação brasileira foi historicamente marcada por seu caráter elitista e excludente, sendo
inacessível para grande parte da população. Sendo assim, no contexto estudado esse processo
de exclusão ocorreu de forma ainda mais acentuada. Contudo, nos últimos anos como
resultado das lutas dos movimentos sociais camponeses, o campo vem ganhando uma
visibilidade maior, tornando-se objeto de muitas pesquisas e sob muita luta, embora
paulatinamente, vem conquistando seu espaço, inclusive, no âmbito legal garantindo assim, a
diversidade da população camponesa, suas especificidades e, principalmente, o seu direito ao
acesso à uma educação de qualidade. Apesar de todos esses avanços e da forte identidade que
essa população possui, observa-se que nem sempre essa identidade é valorizada e trabalhada
em sala de aula, desta forma, ao invés de valorizar o campo, acaba perpetuando a visão
urbanocêntrica. Partindo dessas discussões, esse trabalho norteia-se pela seguinte questão:
Qual tem sido o papel da escola na construção da identidade camponesa na comunidade “São
Luizinho” em Igarapé-Açu/Pa? A fim de responder essa questão, objetiva-se compreender de
que maneira a escola impacta na construção da identidade camponesa da comunidade de São
Luizinho. Desse modo analisar a prática docente dos(as) professores(as) da comunidade do
São Luizinho e verificar as práticas pedagógicas e em que sentido impactam na construção
e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo torna-se relevante. Ressalta-se ainda a
necessidade da valorização e do incentivo da construção da identidade dos sujeitos do campo.
Considerando que a educação do campo possui um passado de negação e silenciamento,
sendo fortemente marcada pela luta assídua em prol da conquista e efetivação de seus direitos.
Metodologicamente a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo tendo como o método
o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados a entrevista e o grupo focal. Para o
tratamento e análise dos dados utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma
escola multisseriada localizada no meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2298520 - CARLOS RENILTON FREITAS CRUZ
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 26/11/2019 11:32
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