Banca de DEFESA: NEREU CAVALCANTI COELHO FILHO

DISCENTE: NEREU CAVALCANTI COELHO FILHO
DATA: 31/07/2019
LOCAL: PPGEAA-CMEC

JORNADA AO CENTRO DA COHAB: Pesquisa- ação e Ecopedagogia em Escolas e Conjuntos Habitacionais. (Experiências na Amazônia e no Cerrado).

Ecopedagogia; Pesquisa-ação; Habitação Popular; Permacultura; Soluções Sustentáveis

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho acadêmico é uma Jornada ao Centro da COHAB (conjunto habitacional). Nesta jornada são usadas ferramentas da cultura popular e da ciência, em teoria e pratica. As paisagens urbanas periféricas são os espaços que refletimos a geografia urbana da habitação popular, amparados em dados estatísticos sobre a habitação e na visão dos moradores sobre suas casas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a questão urbana e habitacional no Brasil, concentrando em dois estados: Pará e Minas Gerais, onde foram desenvolvidas as pesquisas em campo nos conjuntos habitacionais de dois municípios (Bragança-PA e Patos de Minas-MG), em dois biomas (Amazônia e Cerrado). Em entrevistas e troca de ideias sustentáveis com os moradores, foram tecidos saberes em colaborações interculturais. Ao pesquisar o déficit habitacional e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, buscamos entender como este programa foi desenvolvido para sanar a falta da habitação no país. Desenvolvemos práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia, tanto como meios de pesquisa, tanto como laboratório didático da criação de materiais e métodos pedagógicos. Posteriormente ao estudo bibliográfico e as pesquisas em campo, são propostas algumas possíveis soluções sustentáveis para habitações de COHABs. São apresentadas técnicas sustentáveis da Permacultura, que propiciam um manejo mais ecológico na ocupação humana. Houve um estudo pratico de algumas destas técnicas em espaço escolar e, com estas experiências foi possível verificar que existem inúmeras possibilidades de ações criativas na educação ecopedagógica, onde várias faixas etárias, em diferentes espaços (salas de aula, praças ou ruas), podem pensar juntos temas relativos à habitação e ecologia. Todos estes processos da pesquisa desaguaram na criação de materiais e métodos pedagógicos, que dinamizaram a alfabetização ecológica e a valorização da etnobiodiversidade. Nesta jornada foi possível a cooperação e a divulgação de técnicas sustentáveis, em um laboratório acadêmico e popular que uniu saberes ao pensar a “casa” e suas dimensões geográficas (filosófica, ambiental e social), exercitando o pensamento coletivo a partir de maquetes e jogos didáticos construídos e refletidos no estudo da moradia de COHAB. A jornada é um giro decolonial no campo do habitar, espaço que é território e lugar de educar.

Presidente - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Externo ao Programa - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 1327010 - MARIVANA BORGES SILVA
Notícia cadastrada em: 30/07/2019 12:14