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Banca de DEFESA: ANDRESSA DE JESUS ARAUJO RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA DE JESUS ARAUJO RAMOS
DATA: 12/07/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEMEC
TÍTULO:
 MARAVILHOSO E ALTERIDADE EM NARRATIVAS DA MATINTAPERERA


PALAVRAS-CHAVES:

Maravilhoso. Alteridade. Narrativas Orais. IFNOPAP. Matintaperera.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este trabalho vinculado ao Projeto de Pesquisa Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise (ALLIP) objetiva, de modo geral, compreender o maravilhoso a partir da alteridade em narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo Projeto “O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense” (IFNOPAP). De forma específica, objetivamos verificar aspectos comuns entre A Matintaperera, O Saci-Pererê, O Acauã e A Mula sem cabeça, bem como examinar a ocorrência de Das Unheimliche (O estranho) em narrativas orais da Matintaperera. O referencial teórico deste estudo ampara-se em Bravo (1985), Freud (1919/2017) e Paz (2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de natureza qualitativa, cuja a metodologia consistiu em revisão da literatura, em seguida, o exame das narrativas orais da Matintaperera presentes nos livros Santarém conta..., Belém conta..., Abaetetuba conta... e Bragança conta..., além da seleção de contos da Matinta e, por fim, a análise literária das narrativas escolhidas. Os resultados revelaram que é possível compreender o conto maravilhoso da Matintaperera a partir da noção de alteridade em narrativas orais do IFNOPAP, uma vez que a Matinta, em sua constituição humana, pode ser compreendida pela alteridade (mulher-homem), (jovem-velha). No que se refere a metamorfose, a Matintaperera pode se metamorfosear em animais, de classes biologicamente distintas tais como (ave, anfíbio, réptil, mamífero e peixe), o que a possibilitar transitar em meios (aéreos-terrestres), (rural-urbano), podendo ser (quadrúpede ou bípede). O assobio, por sua vez, se estabelece pela alteridade (boca-ânus). Além disso, constatamos que a Matinta possui aspectos comuns com o Saci-Pererê, o Acauã e a Mula sem cabeça, o que nos faz pensá-la não através de uma unidade, mas sim em uma pluralidade cultural. Desse modo, como veremos, os opostos em Matintaperera, assim como o termo alemão Das Unheimliche (O estranho), de Freud não são excludentes, mas se relacionam mutuamente. Sendo assim, acreditamos que esta dissertação trará valiosas contribuições aos estudos das literaturas do insólito, uma vez que amparados em Victor Bravo, compreendemos o conto maravilhoso da Matintaperera a partir da noção de alteridade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Presidente - 2306500 - SYLVIA MARIA TRUSEN
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 10:54
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