Banca de DEFESA: ILDETE DA SILVA FALCAO

DISCENTE: ILDETE DA SILVA FALCAO
DATA: 19/06/2019
LOCAL: Auditório do GETI/UFPA, Campus Universitário de Castanhal

O ENFRENTAMENTO DO ANALFABETISMO DE MULHERES VELHAS NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL, NA AMAZÔNIA PARAENSE: A VELHICE NEGADA E A EDUCAÇÃO “GARANTIDA”

Mulheres Velhas; Analfabetismo; Gênero; Patriarcado; Educação de Jovens e Adultos e ao longo da vida.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O enfrentamento do analfabetismo de mulheres velhas no Município de Castanhal, na Amazônia Paraense, configurou-se objeto desta pesquisa ao despertar em nós a problematização e a vontade de investigar sobre esse fenômeno, pelo muito que ele exclui nesta região, particularmente em Castanhal, no Estado do Pará, onde está localizado o Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio da extensão universitária, desenvolve o programa Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI), lócus desta pesquisa. O estudo foi realizado com 12 sujeitas, alunas e ex-alunas das turmas de 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), resultantes da parceria entre o Campus e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), objetivando investigar os fatores determinantes para o enfrentamento do analfabetismo pelas mulheres velhas que frequentam o programa GETI. Na condição de pesquisadora, professora e mulher velha, nosso interesse pelo estudo configurou-se de caráter teórico, político e existencial. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo-exploratória, a qual forjou alguns procedimentos metodológicos, a saber: o levantamento bibliográfico, com a leitura das/os teóricas/os que versam sobre o tema, a imersão no arquivo do programa GETI e a necessária escuta das sujeitas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados das entrevistas nos utilizamos da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2016) e Franco (2018). O estudo revelou a situação de prejuízo socioeconômico e cultural das mulheres velhas investigadas, como consequência do longo período da vida em condição de analfabetismo ou baixa escolaridade. Evidenciou, ainda, o protagonismo quando da superação de tal condição pela revelação de atitudes de independência e autonomia adquiridas pelo processo de alfabetização. Aclara-se, também, que os sistemas de ensino atuais não estão preparados para atender às especificidades das pessoas idosas, o que exige das/os governantes a implementação das determinações legais, concernentes ao direito da pessoa idosa com adequada estrutura física e pedagógica, no sentido de garantir com que estas/es cidadãs/os sejam acolhidas/os com segurança física e emocional, por meio de intervenções pedagógicas críticas, dialógicas e respeitosas, em uma perspectiva de oportunizar aprendizagens significativas ao longo da vida.

Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 08:19