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Banca de DEFESA: MARIA DO PERPETUO SOCORRO RAMOS XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO PERPETUO SOCORRO RAMOS XAVIER
DATA: 27/06/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEMEC
TÍTULO:

ESTUDO SOBRE PERSISTÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR EM EJA NO NORDESTE, CASTANHAL-PA: ANÁLISE E PROPOSIÇÕES.


PALAVRAS-CHAVES:

Evasão Escolar; Políticas Públicas; Metodologia Diferenciada e Contextualizada; Persistência.


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo intitulado “Persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições”. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, no nordeste paraense, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. O aporte teórico desse estudo, ancorou-se em autores, como Arroyo, Bourdieu, Freire, Patto e Fazenda, que dialogam sobre os sujeitos inseridos em diversos contextos sociais, os quais são fundamentais para ressignificar as relações humanas, justas e solidárias, e Fernandes, Pires, Ramos e Seruffo, que têm “desenhado” uma prática pedagógica no contexto amazônico dos atores sociais EJA, enfatizando a alteridade do estudante, vislumbrando o trabalho social e o trabalho docente na dinâmica das Instituições. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando quais escolas apresentam maiores índices de evasão e/ou persistência escolar. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA em Castanhal-PA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas   baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações-problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1353026 - CARLOS RENATO LISBOA FRANCES
Interno - 2191145 - JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
Presidente - 1768614 - MARCOS CESAR DA ROCHA SERUFFO
Interno - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 17/06/2019 10:26
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