Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA MENEZES CORREA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANA MENEZES CORREA MONTEIRO
DATA: 22/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CEMEC
TÍTULO:

USO DE ANALOGIAS E CONDIÇÕES ANTRÓPICAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. Dr. CRISTOVAM W. P. DINIZ.


PALAVRAS-CHAVES:

Analogias. Condições Antrópicas. Ensino Investigativo.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa constitui-se em um estudo acerca do uso de Analogias no Ensino Investigativo no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, espaço interdisciplinar e alternativo de ensino e aprendizagem onde se desenvolvem atividades de experimentação investigativa. Sua filosofia encontra-se pautada na popularização da ciência, na iniciação científica infanto-juvenil e na formação inicial e continuada de professores. Suas ações são direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental, que residem e estudam em sua grande maioria na área do entorno da UFPA, campus de Castanhal. O concernente estudo levanta as seguintes hipóteses de trabalho: as analogias usadas pelas crianças durante a Sequência de Ensino Investigativo tem contribuído para a construção do conhecimento científico ou essas se constituem em obstáculos na aquisição do mesmo; e o conhecimento socializado no Clube de Ciências tem sido significativo na vida das crianças, fora desse espaço, colaborando com estas na resolução de seus problemas ou apenas tem se constituído como um espaço alternativo aos fins de semana. Em nossas observações percebemos que o uso de analogias pelas crianças durante as atividades no Clube constitui-se num elemento recorrente, o que colaborou com a intensão de analisar em que termos as analogias usadas pelas crianças durante a Sequência de Ensino Investigativo contribuem para organização do conhecimento científico e como tais conhecimentos inter-relacionam com suas práticas do dia a dia. Os referenciais teóricos que sustentam a pesquisa baseiam-se no estudo da linguagem analógica apresentada por Francisco Junior (2010), Glynn (1991), Harrison e Treagust (1993) e Bozelli e Nardi (2006),  e na experimentação investigativa proposta por Carvalho et al (2009),  Carvalho  (2013) e Malheiro (2016). Os sujeitos da pesquisa são três professores-monitores e oito alunos do 5º e 6º anos entre 10 e 14 anos. A metodologia empregada para a construção dos dados empíricos é de natureza qualitativa, tendo como instrumentos para a constituição das informações, videogravações, fotografias, gravação de áudio e notas do diário de Campo, e posterior transcrição das falas dos sujeitos. Enquanto resultados iniciais foi observado que o uso de analogias pelas crianças do Clube de Ciências é recorrente, e se constituem em elementos antrópicos e essenciais numa situação de aprendizagem. Pretende-se com estes resultados contribuir dentro do contexto Amazônico com a valorização das Ciências Sociais e Humanas ampliando seu campo e tema de pesquisa, uma vez que esta organiza e sistematiza os conhecimentos científicos acerca da relação interdisciplinar e antrópica das crianças participantes do Clube com o seu meio, conforme o objetivo do curso de Mestrado. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 2333507 - MADISON ROCHA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 18/03/2019 10:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2