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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA ALVES BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA ALVES BATISTA
DATA: 19/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA REMOTA - PPGEAA
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DURANTE AS AULAS NÃO PRESENCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Pandemia. Aulas não presenciais.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente texto é fruto de uma pesquisa em andamento que tem por objetivo apresentar os
resultados parciais da pesquisa intitulada “Práticas pedagógicas de professores do atendimento
educacional especializado durante as aulas não presenciais”, que buscou analisar as práticas
pedagógicas organizadas pelos professores do atendimento educacional especializado aos
estudantes com deficiência em escolas municipais de Castanhal – Pará durante as aulas não
presenciais e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem desses estudantes durante a
Pandemia nos anos 2020 e 2021. Os fundamentos metodológicos adotados nesta pesquisa seguem
a abordagem qualitativa com base na pesquisa de campo. O levantamento e coleta de informações
para este estudo deu-se no período de novembro a dezembro de 2022, por meio de questionários
aplicados a nove professores que exercem docência na Sala de Recursos Multifuncionais de três
escolas municipais distintas da rede de ensino da cidade de Castanhal – Pará nos anos letivos de
2020 e 2021. Fundamenta-se na teorização e dispositivos legais acerca da educação especial e o
atendimento educacional especializado, bem como fundamentos que sustentam os estudos sobre o
período pandêmico nos anos 2020 e 2021. O texto está dividido em 5 capítulos, dos quais, os dois
últimos trazem os resultados que (co)respondem aos objetivos específicos e ajudam na discussão
do que foi encontrado durante a pesquisa. As informações coletadas durante o estudo deu suporte
para organizar os dados em duas categorias de análises: I As propostas pedagógicas organizadas
pelos professores do Atendimento Educacional Especializado durante a pandemia nos anos 2020 –
2021; II As percepções de professores que exercem docência em salas de recursos multifuncionais
quanto as possibilidades e dificuldades na organização da prática pedagógica para o AEE durante a
pandemia nos anos 2020 e 2021. Em síntese o estudo mostra que durante no período pandêmico,
para que os estudantes com deficiência pudessem ter continuidade em seu processo educativo,

mesmo não presencialmente, foram adotadas algumas medidas orientadas pela secretaria municipal
de educação de Castanhal para que esses estudantes tivessem acesso aos conteúdos de ensino. No
entanto, aponta que os professores das turmas comuns não tivesse participação direta nesse
processo, ficando sob responsabilidade dos profissionais da educação especial, mediadores e
professores das salas de recursos multifuncionais, a adaptação das atividades pedagógicas. O
estudo aponta, ainda, que na maioria, as atividades não acompanhavam o mesmo conteúdo de
ensino das turmas comuns. Destaca-se, também, que o AEE não cumpriu seu papel durante as
aulas não presenciais, ou seja, não ofertou de fato atividades que fossem coerentes com a proposta
do serviço de AEE. As dificuldades de acesso à internet e meios digitais e eletrônicos
impossibilitaram que os estudantes da educação especial tivessem acesso pleno com equidade aos
materiais elaborados pelas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES
Interno - 3252508 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Presidente - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 10/01/2024 14:29
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