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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARQUES DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA MARQUES DOS SANTOS COSTA
DATA: 27/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA REMOTA - PPGEAA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DIGITAL NA AMAZÔNIA PARAENSE: Impactos na empregabilidade dos jovens e o caminho para um Trabalho Decente.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; novas tecnologias; direito ao trabalho; trabalho decente; empregabilidade na Amazônia;


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Em um cenário de acelerado desenvolvimento tecnológico e surgimento de novas formas de
trabalho, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no contexto amazônico, a relação
entre o desenvolvimento tecnológico gerado pela 4ª Revolução Industrial e a capacidade do
Estado em garantir acesso à educação profissional que forneça as competências e habilidades
exigidas para todos aqueles que pretendam alcançar um posto de trabalho digno. Constata-se
que, neste novo cenário, há elevada exclusão e/ou marginalização de jovens que, sem a educação
necessária, têm como única alternativa de inserção no mercado de trabalho da indústria 4.0
submeter-se a postos de trabalho precários, a exemplo do trabalho por recrutamento por
plataformas digitais. Este contexto é especialmente agravado em relação aos jovens na
Amazônia, uma vez que os dados pesquisados demonstram que a região possui menores índices
de educação em comparação com regiões mais desenvolvidas. Nesse contexto, o presente
trabalho reúne informações para enfrentar o seguinte problema de pesquisa: qual é o impacto da
falta de acesso à educação digital na região da Amazônia Paraense na empregabilidade dos
jovens, especialmente em relação à sua capacidade de escolher trabalhos decentes e evitar o
emprego informal e precário? Para atingir os fins almejados, a pesquisa é estruturada em seis
itens, sendo o primeiro a introdução; o segundo trata do mapeamento da infraestrutura digital na
Amazônia Paraense; o terceiro dispõe sobre os desdobramentos da carência de educação digital
na empregabilidade da juventude amazônica; o quarto aborda a conformidade da educação
digital na Amazônia com o ODS; o quinto estabelece prospecções e estratégias para uma
Amazônia digitalmente inclusiva, e no sexto, apresentam-se as conclusões do trabalho. Quanto

aos métodos e procedimentos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental sobre
fontes que abordam o acesso à educação digital e a empregabilidade dos jovens na região
Amazônica, como os dados dos relatórios produzidos pelo Observatório Paraense do Mercado de
Trabalho – OPAMET em parceria com a Universidade Federal do Pará – UFPA, que por sua vez
utilizam dados do IBGE, do Ministério da Economia e do Banco Central, além de dados do DIEESE
e PNAD. A pesquisa ainda adota uma abordagem etnometodológica, pois se concentra na
compreensão das práticas sociais e culturais relacionadas à educação digital na região da
Amazônia Paraense. No que se refere aos resultados obtidos até o momento, pode-se dizer que o
acesso universal à educação digital de qualidade possibilita a justiça social, reduz as
desigualdades e garante maior empregabilidade ao jovem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3252508 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Presidente - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 14:13
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