Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LYDIANE BASTOS DO ROSÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYDIANE BASTOS DO ROSÁRIO
DATA: 13/12/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual - PPGEAA
TÍTULO:

DO CAROÇO AO FRUTO: A atuação das mulheres no extrativismo de açaí na Ilha do Maracujá, Acará (PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres. comunidades tradicionais, extrativismo de açaí, espaço periurbano, etnografia, Amazônia.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Maneja a área. Prepara a peconha. Escala a palmeira. Extrai. Debulha e limpa o açaí. Essas são algumas das etapas da cadeia extrativista de açaí na Amazônia. Compreender a Amazônia como um espaço dinâmico e de constantes transformações, nos permite enxergar a mulher amazônida e extrativista como protagonistas da sua própria história, que buscam o seu fortalecimento, reconhecimento como trabalhadoras.
O lócus da pesquisa é a Ilha do Maracujá, que fica localizada no Acará, no nordeste paraense. A Ilha do Maracujá faz parte do ambiente de várzea do estuário amazônico e por conta da sua localização territorial, está, também, se identifica como um espaço periurbano. Compreendemos as áreas periurbanas como áreas que se encontram numa posição de transição entre espaços estritamente rurais e áreas urbanas.
A ilha do maracujá é um território rural, sua ocupação é ribeirinha e na economia predominam práticas extrativistas como a coleta de cacau e açaí. Os produtos são vendidos em feiras e portos de Belém, e também utilizados para consumo das próprias famílias. É nesse cenário que o estudo buscar compreender a atuação das mulheres no extrativismo de açaí na Ilha do Maracujá, no Município de Acará, Pará. Para atingir esse propósito, empregarei uma abordagem interdisciplinar que combina técnicas das ciências sociais, como a etnografia e a observação participante. Para realizar a pesquisa também visitei a Ilha do Maracujá e o Porto do Açaí. Além disso, como Assistente Social, contribuirei com conhecimentos adquiridos em minha formação para enriquecer esta pesquisa, além do embasamento teórico-científico. O trabalho apresentará alguns resultados preliminares dos dados coletados com os interlocutores da presente pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA RAMOS MUNZANZU
Presidente - 029.167.944-76 - MYRIAN SA LEITAO BARBOZA - UFOPA
Interno - 1694336 - ROBERTA SA LEITAO BARBOZA
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 14:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1