Banca de DEFESA: LEIDIANE ARAUJO SILVA

DISCENTE: LEIDIANE ARAUJO SILVA
DATA: 08/12/2023
LOCAL: SALA REMOTA - PPGEAA

SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E AMBIENTAL COMO FATOR DE INCIDÊNCIA DAS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM-PA

Situação de Vulnerabilidade Socioambiental; Doenças Negligenciadas; Epidemiologia; Leishmanioses; Doença de Chagas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

No Pará, novos casos agudos de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) vêm sendo notificados de forma crescente, razão pela qual os serviços de vigilância epidemiológica estão cada vez mais em alerta. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a incidência das doenças tropicais negligenciadas (DTN’s) no município de São Domingos do Capim – Pará, com destaque para a Doença de Chagas e a Leishmaniose Tegumentar Americana e Leishmaniose Visceral. Para isso, foi realizado um estudo do tipo documental, descritivo e exploratório a partir da coleta de dados de leishmaniose tegumentar e visceral e Doença de Chagas entre o período de 2015 a 2022. Os dados epidemiológicos foram obtidos no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Quanto aos casos de Leishmaniose, foram notificados 23.763 casos de LTA no estado do Pará e 2.727 casos de LV. O perfil epidemiológico dos casos de LTA foi predominante no sexo masculino (n= 12; 75%), faixa etária de 35 a 49 anos, que possuem apenas o ensino fundamental incompleto, que se declaram como raça parda e em pessoas que tinham como ocupação produtor agrícola polivalente, enquanto na LV esse perfil foi predominantemente no sexo masculino, faixa etária < 10 anos, nível de escolaridade sem informação, raça parda e que tem os estudos como ocupação. Evidenciamos maior número de casos de DC em 2017, tanto no estado do Pará, quanto no município de São Domingos do Capim. A soma total dos casos referiu as comunidades Sagrada Família e Rua Marcílio Dias como maiores responsáveis pelas notificações de DC no município estudado. Além disso, observamos maior predisposição dos casos no sexo masculino, faixa etária de 20 a 34 anos, raça parda e estudantes. Quanto à análise espacial, observa-se uma distribuição heterogênea, com maior concentração de casos principalmente ao centro-norte do município. Dessa forma, a elevada ocorrência de doenças negligenciadas em regiões de alta vulnerabilidade socioambiental reforça a importância de investimentos públicos para a realização de projetos viáveis e eficazes que ofereçam serviços constantes de saneamento básico, água potável e educação em saúde para esta população.

Presidente - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 2324649 - IRACELY RODRIGUES DA SILVA
Interno - 2191145 - JOSE GUILHERME DOS SANTOS FERNANDES
Externo ao Programa - 3363354 - LUCINALDO DA SILVA BLANDTT