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Banca de QUALIFICAÇÃO: LANNA FONSECA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LANNA FONSECA DE ARAUJO
DATA: 06/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Transmissão on-line - zoom
TÍTULO:

A ALTERIDADE NOS CONTOS INDÍGENAS BRASILEIROS DE DANIEL MUNDURUKU


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura sensível. Alteridade. Literatura ameríndia. Daniel Munduruku.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta Dissertação, intitulada: A alteridade nos Contos Indígenas Brasileiros de Daniel
Munduruku tem por objetivo analisar a noção de alteridade nas narrativas recontadas pelo
escritor indígena, bem como a sua adaptação para a formação de leitores no âmbito da
educação sensível. Por compreendermos acerca da necessidade da prática de Leitura por meio
da Literatura, objetivamos especificamente o trabalho com três contos do escritor em questão,
uma vez que a Literatura Indígena é ainda pouco utilizada ou nem sequer apresentada no
contexto escolar, nesta prática de ensino e aprendizagem. Dessa forma, apresentamos como
tais narrativas são riquíssimas em sua cultura, identidade e tradição, pois apresentam e
inserem-nos em nossa própria história. A metodologia utilizada nesta investigação consiste
em uma pesquisa bibliográfica a partir da noção mais ampla da Literatura, afunilando à
análise de três contos indígenas de Munduruku (2021): “A pele nova da mulher velha”,
“Depois do dilúvio” e “A proeza do caçador contra o curupira”, com a perspectiva de uma
leitura sensível e humanizadora. Para tanto, nos ancoramos nos estudos de Candido (1971)
tratando acerca da obra “O direito à Literatura”; Sá (2012) com “Literaturas da floresta”;
Souza (2015) com “Amazônia Indígena”; Bueno (2018) com “A formação da alteridade na
experiência de leitura”; Petit (2009) com “A arte de ler ou como resistir à adversidade”;
Lajolo (1993) “Do mundo da Leitura para a leitura do mundo”, bem como “Os contos
indígenas brasileiros” de Munduruku (2021) entre outros autores que são basilares nesta
investigação. Como proposta de um ensino diferente do tradicional realizado com a Literatura
em sala de aula, apresentamos a proposta de uma Sequência Didática a partir dos contos
indígenas, com etapas que partem de um ensino interacionista, em vista da formação de
leitores proficientes e ativos, percebendo a leitura como bússola que leva-nos ao
autoconhecimento e à visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306500 - SYLVIA MARIA TRUSEN
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 17:41
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