Notícias

Banca de DEFESA: ELIDA PATRICIA COSTA DE SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIDA PATRICIA COSTA DE SENA
DATA: 29/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: CMEC – Centro Multidisciplinar de Educação Continuada da UFPA/Campus Castanhal
TÍTULO:

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO PROEJA


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia da Alternância; Itinerários formativos; Formação Técnica; Antropização;


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Pedagogia da Alternância emerge como proposta educacional diferenciada e garantida pela legislação que perpassa o PROEJA, podendo trilhar e engajar a vida e formação de alunos do campo. Assim, a pesquisa objetiva compreender de que forma os itinerários formativos dos tempos e espaços do PROEJA se articulam a partir da Pedagogia da Alternância no IFPA campus Castanhal. Com uma abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. Utilizou-se procedimentos de conversas informais, registros audiovisuais, caderno de campo e entrevistas para a constituição de dados a dez alunos alternantes do PROEJA/IFPA campus Castanhal. Os resultados apontam que os itinerários formativos se associam aos saberes experienciais dos alunos, a partir de temas geradores de interesse comum, articulando-se às suas necessidades de educação básica e profissional, com engajamento e participação crítica. As dificuldades dos alunos se relacionam à escassez de recursos financeiros para a logística dos tempos escolares, evidenciando a falta de políticas que viabilizem condições econômicas e de apoio à residência do tempo-escola, e ainda quanto ao tempo comunidade um melhor acompanhamento e apoio dos professores. Conclui-se que os itinerários formativos de alunos alternantes do PROEJA/IFPA se configuram em uma possibilidade de formação profissional no setor agropecuário, em que se permite o diálogo entre os diferentes tempos e espaços , porém necessitando maior integração prática entre as metodologias pedagógicas nos itinerários, a partir do que é planejado pelos formadores e vivenciadas pelos alunos do curso, sobretudo, na intervenção da realidade do tempo comunidade, valorizando e possibilitando o alcance de ações antrópicas que transponham o tecnicismo. Ressalta-se que a Pedagogia da Alternância vivenciada pelos alunos, permite diálogo, ações humanizadas com possibilidades de permanência e sobrevivência no campo, contribuindo assim com a formação de sujeitos críticos, empreendedores e protagonistas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3252508 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Externo ao Programa - 2185295 - EULA REGINA LIMA NASCIMENTO
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Interno - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 14:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1