Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELA DO NASCIMENTO BERNARDO

DISCENTE: IZABELA DO NASCIMENTO BERNARDO
DATA: 28/03/2022
LOCAL: PPGEAA SALA VIRTUAL

EDUCAÇÃO NO CAMPO – Um estudo acerca das reduções e disjunções na prática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos na Vila São Jorge do Jabuti, Igarapé-Açu/PA.

Educação do Campo. Escola do Campo. Projeto Político-Pedagógico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O Decreto nº 7.352 de 2010 define a escola do campo como aquela situada em área rural ou aquela situada em área urbana que atende, predominantemente, populações do campo. Diante disso, é notório que são os sujeitos que determinam a identidade desse tipo de instituição escolar. Sendo assim, é por isso que devem ser respeitados os valores, as diversidades e a identidade desses sujeitos, envolvendo essas particularidades no processo de ensino-aprendizagem das escolas do campo. Posto isto, a fomentação deste estudo é justificada em razão da problemática do desenvolvimento de uma educação que não subjugue a população da zona rural a um modelo pensado exclusivamente sob um paradigma urbano, que desconsidera a sua cultura e está dissociado de suas vivências e que, portanto, promove a desvalorização do campo enquanto local de produção de cultura. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa consiste em um estudo sobre o projeto educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos, localizada na Vila de São Jorge do Jabuti, zona rural do município de Igarapé-Açu/PA, investigando a relação do ensino oferecido nesta escola com às especificidades da zona rural a qual a instituição está inserida, ou seja, foi observado se havia existência de um projeto educacional específico que abranja de forma contextualizada todo o processo de ensino- aprendizagem em desenvolvimento nesta escola, tal como dispõe a LDB 9.394/96. É de suma importância que o projeto de escola seja articulado a realidade do aluno, ao meio cultural e social onde ele vive, a sua linguagem, aos seus meios de produção, enfim, ao conhecimento próprio adquirido das relações e da convivência em comunidade. Sendo assim, esta escola precisa ser planejada, executada e avaliada com a participação dos sujeitos que a demandam, no caso, as populações camponesas.

Interno - 280.842.412-49 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA - UFPA
Externo ao Programa - 2185295 - EULA REGINA LIMA NASCIMENTO
Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Notícia cadastrada em: 27/03/2022 18:24