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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA SILVA DONZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA SILVA DONZA
DATA: 23/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/imz-cipc-iwq
TÍTULO:

Experimentação Investigativa com a Música Corporal: Ensino e Aprendizagem Interdisciplinar no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Significativa. Clube de Ciências. Interdisciplinaridade. Música.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Este estudo objetivou analisar a possibilidade do uso da Música Corporal nas etapas da Sequência de Ensino Investigativo (SEI), baseada na obra de Carvalho et al. (2009), com aporte teórico na aprendizagem significativa de Ausubel. Os participantes da pesquisa foram 6 professores do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, localizado na UFPA – Campus Castanhal. A análise foi desenvolvida a partir de uma oficina de Música Corporal ministrada pela autora para estimular a percepção dos professores quanto aos sons dos seus corpos, bem como identificar os limites e possibilidades da experimentação investigativa com a Música Corporal na formação docente interdisciplinar do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Para tanto, foi utilizado como método para a constituição das informações o qualitativo, apoiado nos pressupostos teórico metodológicos da pesquisa participante, um estudo de caso. A oficina foi realizada através do Google Meet, com duração de quatro horas, organizada em dois encontros síncronos de dias alternados e uma hora de atividades experimentais assíncronas enviadas pelo WhatsApp. Nos encontros assíncronos foram disponibilizados formulários com perguntas abertas e fechadas para o levantamento das impressões e possibilidades de se implementar a Música Corporal no Clube de Ciências. A partir da análise dos dados que foram constituídos, foi possível detectar a importância da Música Corporal para a formação docente como estímulo à criatividade, expressão, percepção de si e do outro. Os sons extraídos dos corpos pelo toque, batidas, cantos e assobios levaram a destacar a aproximação e acessibilidade da música para o ensino de ciências. Por tratar-se de uma ferramenta comum ao cotidiano, pode ser um auxílio interdisciplinar entre ciência e arte para se implementar no Clube de Ciências. Enfim, por meio do estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas pelos professores participantes, foi possível confirmar que a Música Corporal pode auxiliar e fomentar o processo educacional no Clube de Ciências como parte integrante na construção do indivíduo, no estímulo para a experimentação investigativa com o seu corpo na criação da música improvisada, espontaneidade e na descoberta das habilidades artísticas. A interdisciplinaridade que se faz presente na proposta pedagógica da SEI é fundamental para a interação entre ciência e arte e música e ciência.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Interno - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Externo ao Programa - 719.578.552-15 - NIVIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 16:39
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