PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO AMORIM SALGUEIRO

DISCENTE: THIAGO AMORIM SALGUEIRO
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Google meet

Modelagem Didática no Ensino de Biologia: Aprendizagem em Genética entre Estudantes com Deficiência Auditiva

Estudantes com Deficiência Auditiva. Ensino de Genética. Modelagem Didática.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O presente trabalho tem como objetivo identificar em que aspectos um modelo didático promove aprendizagens ligadas ao conteúdo de herança genética entre estudantes com deficiência auditiva no ensino médio, em uma escola pública de Belém-Pará. A metodologia da pesquisa organiza-se em duas etapas: a) Produção: Desenvolvimento do produto didático e b) Investigação: Pesquisa de validação sobre o produto didático. Na etapa de produção, desenvolvemos o produto educacional denominado “Modelo Didático de Árvore Genealógica” que consiste num diagrama (ou heredograma - do latim heredium, herança) com a representação gráfica e simbólica do histórico de relações familiares, ascendência e descendência, para estudo de características hereditárias e o modo como são herdadas.  O referido modelo didático é composto por: a) uma base plana com a estrutura clássica de um heredograma (árvore genealógica) representando o mecanismo de transmissão de características dentro da história de parentescos até a quarta geração, b) 112 peças com símbolos que representam fenótipos e genótipos dos componentes de uma família, c) três grupos de cartas com 10 cartas cada, contendo situações-problemas para serem resolvidas por meio da análise das relações de parentesco construídas na árvore genealógica, d) 10 cartas contendo conteúdos sobre assuntos de genética trabalhados em heredogramas, e) manual de instrução com informações sobre todos os componentes do Modelo Didático e, f) um vídeo explicativo para professores sobre como utilizar o “Modelo Didático de Genealogia Genética”, que abrange diversos conceitos relacionados ao ensino da genética. Na etapa de investigação, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, o contexto da pesquisa é o ensino de biologia na educação básica, o locus será a E.E.F.M. Jarbas Passarinho Souza, em Belém-Pará. Os participantes da pesquisa serão: a) 03 professores que ensinam biologia para estudantes surdos no ensino médio e b) 07 estudantes surdos matriculados no ensino médio. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e conversa com os estudantes após mediação do ensino e aprendizagem por meio do modelo didático, com auxílio de um intérprete de libras, ambos registrados por equipamento de áudio, sendo que a quantidade de professores e estudantes ainda poderá sofrer alterações. Os dados serão organizados em ênfases de questões destacadas pelos participantes.

Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo ao Programa - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Notícia cadastrada em: 13/12/2021 19:22