PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE QUADROS DE OLIVEIRA

DISCENTE: DANIELLE QUADROS DE OLIVEIRA
DATA: 29/11/2021
LOCAL: Google meet

DESENVOLVIMENTO DE JOGO VIRTUAL SOBRE O PROCESSO FOTOSSINTÉTICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A COOPERATIVIDADE COMO FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM

jogo didático, jogo digital, fotossíntese, bioquímica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O processo fotossintético compreende absorção da luz, conversão energética, transferência de elétrons e uma via enzimática complexa, resumidamente pode ser descrito que a fotossíntese oxigênica é um processo de conversão de energia luminosa (fótons) em produtos químicos estáveis, utilizando de reações biofísicas e bioquímicas que ocorrem nos cloroplastos. Os conceitos bioquímicos necessários para a compreensão da fotossíntese muitas vezes não são abordados de forma eficiente para maior alcance no processo de ensino-aprendizagem. O ensino da fotossíntese não é simples, além de interdisciplinar (Biologia e Química), é um tema de difícil compreensão e assimilação para muitos alunos, além disto percebe-se que parte dos docentes possuem certa dificuldade em abordar este conteúdo. Em nosso trabalho inicialmente propusemos a construção de um jogo didático sobre o tema fotossíntese com participação dos alunos, objetivando um maior protagonismo dos mesmos, e sua posterior aplicação na turma. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico sobre os jogos didáticos, seus efeitos no ensino aprendizagem de Biologia, e fotossíntese. O público-alvo será de 45 alunos de turma do 1º ano do Ensino Médio de Escola Estadual, Ananindeua-PA. Para acompanhamento e validação, antes e após a realização do jogo, serão aplicados questionários, sobre o tema alvo e sobre a motivação. Durante o período das aulas, elaboração e aplicação do jogo o professor acompanhará como observador tomando nota das reações e opiniões importantes dos alunos individualmente ou em grupos para posterior análise do trabalho. As análises quantitativas dos questionários e das observações qualitativas serão utilizadas para validar o trabalho. Devido as restrições sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19, uma proposta inicial do jogo, no formato de tabuleiro e cartas, foi construída pelo professor, com o afrouxamento das restrições e o retorno das atividades presenciais será dado prosseguimento a elaboração de novas questões para as cartas e discussão das regras e dinâmica do jogo junto com os alunos, com posterior passagem do jogo tradicional para forma digital.

Interno - 799.938.502-68 - DANIELLY BRITO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 4467138 - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR
Presidente - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Interno - 2272180 - SILVIA FERNANDA MARDEGAN