PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de DEFESA: LILIANY LOBATO VIANA

DISCENTE: LILIANY LOBATO VIANA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: ICB-UFPA

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO ENSINO DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLOGICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS, ABAETETUBA-PA

PBL; aplicabilidade; eficácia; ensino de Biologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou PBL) é uma metodologia de ensino centrada nos alunos, em que lhes estimula e motiva a aprenderem conhecimentos novos resolvendo problemas referentes aos conteúdos curriculares. A metodologia PBL tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicabilidade e a eficácia de uma Proposta Didática de uma Metodologia Fundamentada nos princípios do PBL, no processo de ensino aprendizagem de Biologia no Ensino Médio. Esta pesquisa procurou implementar por meio da aplicação de tutoriais com base nos elementos fundamentais da metodologia do PBL, adaptada para o ensino médio na disciplina de Biologia, em duas escolas públicas, sendo uma localizada na periferia e a outra na zona rural de um município do Estado do Pará, Escolas estas onde os índices de evasão, reprovação e desinteresse dos alunos pelo estudo é alto. Tendo ao final do semestre a avaliação da aplicação desta metodologia avaliada tanto pela professora quanto pelos alunos. Após a contextualização teórica das metodologias ativas, apresenta-se o planejamento, a atividade e o processo pelo qual conduziu-se este estudo. Como avaliação da atividade, propôs-se um questionário, cujos dados levaram a uma análise quali-quantitativa da percepção dos discentes no seu processo de aprendizado. Os resultados obtidos com a pesquisa da Metodologia fundamentada nos Princípios do PBL, mostraram que mesmo os alunos apresentando algumas dificuldades, sobretudo nos estudos em grupos, essa proposta contribuiu de modo relevante para o processo de aprendizagem dos mesmos, concluindo que, uma proposta metodológica fundamentada no método PBL, pode contribuir positivamente para a formação do perfil do estudante do Ensino Médio desejado.

Presidente - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Interno - 1780075 - ROSEANE DO SOCORRO DA SILVA MATOS FERNANDES