PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL CHARLES DA SILVA

DISCENTE: NATANAEL CHARLES DA SILVA
DATA: 29/08/2018
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas, Sala MAT-05, andar térreo

Uso de tecnologia assistiva em coleções zoológicas para aprendizado prático no ensino de zoologia

Catalogação, Coleções, acessibilidade, tecnologia assistiva.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O presente trabalho parte do questionamento sobre quais aspectos o uso de tecnologias assistiva aplicadas a coleções zoológicas podem facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual e auditiva no processo de aprendizagem de zoologia. Possibilitando com isso, a disponibilidade de metodologias que sejam favoráveis não só para a aprendizagem da zoologia através de coleções zoológicas por pessoas ditas normais, mas principalmente por pessoas com deficiência, garantindo assim o conhecimento disponível para todos. Com isso objetiva-se disponibilizar as informações científicas básicas sobre um animal que compõe uma coleção zoológica através de um livro com tecnologias assistiva para deficientes visuais e auditivos utilizando metodologias adequadas como braille, Qr Code, áudio descrição e impressão em relevo. Dessa forma, este projeto justifica-se na medida em que objetiva garantir o suporte mínimo aos alunos com deficiência visual e auditiva a terem acesso a tais informações que são de grande relevância para o estudo e aprendizagem de zoologia. As Coleções Zoológicas do IFPA Campus Abaetetuba e Tucuruí já disponibilizam de um acervo de animais em andamento.Para torná-lo acessível, será produzido um livro onde os textos serão impressos em braille, as imagens em relevo e cada página será marcada com a técnica de Qrcode. No final do livro será disponibilizado um Cd com áudio descrição do conteúdo completo do mesmo. Com isso, deficientes visuais e auditivos terão acesso ao conteúdo da coleção zoológica e poderão desfrutar do seu conhecimento oferecido de forma equivalente aos demais discentes da turma.

Presidente - 462.794.072-68 - FERNANDA ATANAENA GONCALVES DE ANDRADE - UFPA
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Interno - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA