PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA PAULINO SOARES

DISCENTE: MARCELA PAULINO SOARES
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

JOGO DE PISTAS PARA APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA: UMA ABORDAGEM SOBRE ESTRUTURAS E SUAS FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO.

Biologia, Anatomia humana, Ensino, Jogo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

As aulas de Anatomia Humana, durante o ensino médio de escolas públicas, se deparam com inúmeras dificuldades que vão desde a estrutura do ambiente escolar à complexidade da nomenclatura das peças anatômicas. Esta pesquisa objetiva compreender como a aprendizagem do conteúdo de anatomia humana pode ser realizada utilizando um jogo de pistas para os alunos de ensino médio na Escola Estadual Dr. Freitas. Para este fim, se realizará uma sequência didática, onde será confeccionado um jogo de pistas, inspirado em um jogo já existente e adaptado para o contexto educacional, com protagonismo dos estudantes e mediação da professora de Biologia da turma, promovendo um momento único de aprendizado. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo qualitativa, exploratória e de ação. A experiência se desenvolverá por etapas, durante as aulas, e a coleta de dados se dará por entrevistas com alguns alunos ao final do processo. Estes dados serão analisados para que se possa concluir se é possível a percepção da relevância do produto como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Anatomia Humana.

Interno - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Interno - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo à Instituição - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA
Presidente - 1594437 - VERONICA REGINA LOBATO DE OLIVEIRA BAHIA