PROFBIO Programa POS-GRADUACAO EM ENSINO DE BIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: Não informado

Site alternativo:

http://
Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO AMORIM SALGUEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO AMORIM SALGUEIRO
DATA: 25/08/2022
HORA: 10:00
LOCAL: ICB/UFPA
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: APRENDIZAGEM EM GENÉTICA PARA ALUNOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Alunos Surdos. Educação básica. Ensino de Genética. Tecnologia Assistiva

 


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
SUBÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um produto educacional adaptado como
tecnologia assistiva para o ensino e a aprendizagem de conceitos e procedimentos analíticos
em genética para estudantes surdos no ensino médio, o qual denominamos de “QUADRO
MAGGENÉTICO”. A metodologia foi organizada na estruturação e desenvolvimento do
produto educacional a partir da construção de um conjunto de peças magnéticas, sendo
algumas tridimensionais, cartas de caráter instrutivo, cartas de caráter avaliativo e vídeos
explicativos com interpretação em LIBRAS para serem utilizadas no quadro magnético. Além
da descrição do processo de construção de cada item do produto educacional foi descrito
também a aplicabilidade de todo o conjunto de peças e cartas do “QUADRO
MAGGENÉTICO” a serem utilizadas nas salas de aula pelo professor de Biologia e pelos
professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) de maneira mais
dinâmica, atrativa e com maior participação do aluno no seu processo de aprendizagem, visto
que o produto foi desenvolvido para a promoção da autonomia do estudante surdo. O produto
educacional surgiu dentro de um olhar direcionado às dificuldades enfrentadas pelos
estudantes surdos, ao se depararem com o universo de conceitos de natureza abstrata
presentes nas aulas de genética. O desenvolvimento do presente recurso educacional nos
mostra que é possível criar meios de produzir conhecimento, aprendizado e inclusão, mesmo
com realidades adversas, com a falta de incentivo e escassez de recursos no âmbito escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Interno - 1018680 - JACKSON COSTA PINHEIRO
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Presidente - 1736718 - SHEILA COSTA VILHENA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 10:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2