Banca de DEFESA: RUAMA FONSECA DE SOUSA

DISCENTE: RUAMA FONSECA DE SOUSA
DATA: 24/01/2022
LOCAL: Google Meet - meet.google.com/qjj-oeaw-ria

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ MIRI

Violência Urbana. Ensino Médio. Representações Sociais

ÁREA: Educação

A violência encontra-se disseminada em diversos setores da sociedade, no município de Igarapé-Miri, interior do Pará, ela além de influenciar no cotidiano da cidade, interfere diretamente na rotina das escolas e na construção de representações sociais que explicam algumas formas de agir e pensar a partir do compartilhamento das experiências vividas. Dito isso, o presente trabalho tem como objetivo geral: Compreender as representações sociais dos estudantes do ensino médio do município de Igarapé-Miri sobre a violência urbana e suas repercussões na escola, e como objetivos específicos: Identificar as Imagens e os Sentidos que os estudantes do ensino médio do município de Igarapé-Miri possuem sobre a violência; Relacionar a violência urbana com a violência escolar; e Destacar as Objetivações e as Ancoragens que os estudantes do ensino médio possuem sobre a violência; A metodologia adotada pauta-se em uma perspectiva de estudos interdisciplinar de cunho qualitativo (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2009) tendo como instrumento de coleta de dados: o questionário, e utilizando como método de análise: a análise de conteúdo baseado em Franco (2008). Em termos teóricos, a compreensão das representações sociais é com base em Serge Moscovici (1978) e Jodelet (2001), além de autores como Abramovay (2002), Priotto (2009), Ultramari (2019) e Agier (2011 [2009]) que subsidiam as discussões sobre a violência e as cidades. Os resultados mostraram que as escolas pesquisadas são acometidas por diversas formas de violência e que os estudantes representam a violência por formas de agressão física e verbal. Além disso, os dados apresentados nos mostram que a violência urbana é responsável pelo sentimento de medo e insegurança gerada nos estudantes, seja no caminho até a escola, na escola, ou nos espaços sociais da cidade.

Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Interno - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - IVANY PINTO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 23/01/2022 16:37