Banca de DEFESA: ROSILEIDE DE JESUS DE SOUZA MELO

DISCENTE: ROSILEIDE DE JESUS DE SOUZA MELO
DATA: 11/11/2021
LOCAL: Google meet

AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA

Surdo. Educação Especial. Inclusão. Política Pública

ÁREA: Educação

O debate sobre a questão das políticas públicas de inclusão escolar é corrente e passa, necessariamente, pela reflexão mais ampla sobre os grupos que têm sido localizados nos discursos correntes da exclusão social e pela reflexão sobre a questão do direito a educação de grupos que têm sido afastados de tal direito.Neste sentido, esta dissertação teve como objetivo perceber quais as políticas públicas educacionais inclusivas existentes na perspectiva para o ensino de Surdos no Município de Igarapé-Miri/PA. A pesquisa segue a abordagem qualitativa (GÜNTER, 2006), por não nos caber fazer julgamentos e nem permitir que conceitos já formados influencie na pesquisa. Levando em consideração que as técnicas de coleta de dados devem estar alinhadas a estratégia de pesquisa, foi utilizada como técnica de coleta de dados, a análise documental (CELLARD 2008; HELDER, 2006). O referencial teórico do trabalho está alicerçado nos estudos do direito à educação inclusiva das pessoas surdas e das políticas públicas que contempla esses sujeitos, sobretudo as normativas em âmbito internacional, nacional e local; as políticas públicas (CHRISPINO, 2016; DI GIOVANNI, 2009; MULLER; SUREAL, 2002); os estudos da inclusão escolar de Surdos (GESSER. 2009; STROBEL 2009,2018; VALSECCHI; MARTINS FILHO, 2020) entre outros. O Município conforme suas normativas têm planejado o ensino para atender os alunos Surdos, e aderindo a programas disponibilizados pelo MEC como fomentador da educação especial inclusiva de Surdos. Os dados obtidos demostram que o Município de Igarapé-Miri foi contemplado com o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, Programa e Escola Acessível, Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Transporte Escolar Acessível e Programa PDDE- estrutura - acessibilidade e sala de recursos, tais programas foram cruciais para o Município estruturar sua política pública de educação inclusiva de Surdos local. A pesquisa mostrou que comparado ao número de escolas do sistema de ensino Municipal, há poucas escolas que dispõe do atendimento Educacional Especializado em Igarapé-Miri. Assim sendo, a criação de novas Salas de Recursos Multifuncionais é necessária para a atender mais alunos Surdos principalmente na zona rural do Município. Os dados demostraram que o Município de Igarapé-Miri dispõe de poucas normativas que discorre sobre a educação de Surdos, contudo é preciso estar atento quanto as políticas de inclusão escolar de Surdos pois a educação é um processo dinâmico, demandam novas organizações e ações locais frente aos novos questionamentos dos Surdos. Pois a existência de uma legislação serve como ampliação de possibilidade frente a exclusão.

Presidente - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Interno - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 03/11/2021 14:38