Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA DE SOUZA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA DE SOUZA MACHADO
DATA: 27/04/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Via Conferência Google Meet
TÍTULO:

TRANSFORMAÇÕES DE QUINTAIS AGROFLORESTAIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS: Fitoterapia, segurança alimentar e transformações socioambientais observadas na comunidade Guajarazinho, ilhas de Abaetetuba-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Quintais agroflorestais; transformações territoriais; conhecimento empírico


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Os quintais agroflorestais na Amazônia constituem-se como meio de subsistência, preservação de traços do passado e geração de renda as populações. Sistemas agroflorestais são representados pelo múltiplo uso da terra, podendo incorporar espécies florestais, cultivos agrícolas e espécies animais. Assim, a preservação desses territórios, tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico local, sobretudo, na geração de renda e na fixação do homem ao campo. Entretanto, com as modificações ocorridas aceleradamente nos territórios camponeses, as transformações sobre os quintais têm ocorrido constantemente. Na região Nordeste Paraense, muitas delas estão ligadas a expansão do capital que, principalmente através da valorização e ampliação da produção de açaí, corroboram com grandes modificações socioambientais nas comunidades rurais. Nos últimos anos observa-se que inúmeros fatores como a relação cidade e campo, o acesso a tecnologias, o aumento da renda dos camponeses, o crescimento do poder aquisitivo, entre outros, vem transformando a estrutura dos quintais agroflorestais, causando uma grande redução das espécies produzidas e preservadas nesses espaços. Neste contexto, o presente estudo, objetiva analisar as transformações ocorridas nos quintais agroflorestais e como isso vem refletindo na fitoterapia local e na segurança alimentar dos sujeitos da comunidade Guajarazinho, ilhas do município de Abaetetuba. Foram utilizados como métodos de pesquisas a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados de campo, foram: entrevistas, observação, questionários, diários de campo etc. os dados preliminares mostram que na comunidade, a diversidade de quintais agroflorestais sempre foi bastante observada pelos moradores, os quais consideram as culturas locais importantes para a saúde da população e a complementação alimentar, com isso, acabam se tornando alternativa de alimento e até mesmo de fonte de renda. Entretanto, as transformações socioambientais e econômicas ocorridas nas últimas décadas tem impactado diretamente a organização dos quintais, causando uma redução de espécies produzidas tanto para a fitoterapia, quanto para a alimentação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo à Instituição - MANOEL TAVARES DE PAULA
Presidente - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 08:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1