Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA CORREA NOVAES

DISCENTE: ANTONIA CORREA NOVAES
DATA: 29/04/2021
LOCAL: Via Conferência Google Meet

ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE NUCLEAÇÃO VOLTADAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA, PA: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM CURSO.

Educação do Campo. Políticas Públicas. Nucleação.

ÁREA: Educação

O fechamento de escolas multisseriadas no Brasil tem sido constante nos últimos anos e amplia as situações de empobrecimento que ocorrem no campo. O Trabalho busca analisar as estratégias organizacionais das tais unidades educativas no Município de Abaetetuba-Pará, no sentido de perceber os desdobramentos mais significativos da Política de Nucleação da Educação local. Recorreu-se ao uso de aportes teóricos que subsidiaram o desenvolvimento da Pesquisa, utilizando-se os estudos de Arroyo (2004); Hage (2001); Molina (2008) e Caldart (2002), no sentido de dar embasamento e consistência para a investigação. Na Pesquisa Documental foi realizado levantamento do número de escolas da Rede Municipal de Ensino e as fontes legislativas (Decretos, leis, resoluções, Plano Municipal de Educação, etc). Na Pesquisa de Campo foram feitas entrevistas semiestruturadas, com membros da Coordenação de Educação do Campo municipal, Lideranças Comunitárias, etc, para uma melhor percepção dos processos organizacionais, sociais e educativos que envolvem as questões da Política em tela. Foi possível constatar, preliminarmente, a escassez das informações sobre a Política de Nucleação no Município, que foi implantada no ano de 2005. Evidencia-se ainda, que a Educação do Campo em Abaetetuba precisa ser refletida sobre a dinâmica dos movimentos sociais, a partir de seus modos de vida, dos saberes, das questões sócio-econômicas e ambientais. Nesse sentido, pensar a escola do campo é compreender o conjunto de transformações que a realidade vem exigindo e a nucleação sem planejamento, sem o reconhecimento de todos os condicionantes e determinantes contextuais, não é a melhor opção, diante de fechamentos de escolas que fazem parte do cotidiano das comunidades e que muitas vezes são referências e os únicos sinais da presença do poder público, acabando por trazer prejuízos aos segmentos que têm seus direitos violados. Então, nada melhor que reforçar o protagonismo desses sujeitos para a construção de um projeto político educacional que possa abranger as especificidades dos povos do campo.

Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo ao Programa - 2481484 - IRLANDA DO SOCORRO DE OLIVEIRA MILEO
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 21/04/2021 16:00