Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANICE RODRIGUES DE SOUZA

DISCENTE: JOANICE RODRIGUES DE SOUZA
DATA: 30/04/2021
LOCAL: Via Conferência Google Meet

MEMÓRIAS DE PROFESSORES:  UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE EM ABAETETUBA

Formação de Professores. Memória. Identidade Profissional Docente.

ÁREA: Educação

O objeto de estudo desta dissertação são as identidades profissionais docente de professores/as na cidade de Abaetetuba-Pa. Nessa perspectiva, o objetivo geral é analisar como os professores constroem sua identidade profissional docente. Nesse contexto, as Histórias de Vida e narrativas de memória se inserem nesse estudo como possibilidade de conhecer os caminhos da trajetória profissional dos professores e o processo de construção da identidade profissional docente. Os interlocutores são professores que trabalharam nas escolas públicas na cidade de Abaetetuba. Assim, evidencia-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como o professor (a) constrói a sua identidade profissional docente? Na realização desta pesquisa buscou-se como objetivos específicos: identificar quais os elementos que contribuem para a construção da identidade profissional docente; analisar como a identidade profissional docente é construída a partir das percepções e experiências dos professores (as) por meio das análises das narrativas (auto) biográficas; e refletir sobre os aspectos que fazem parte da construção da identidade profissional docente construída nas trajetórias profissionais. O estudo tem como método o uso da História de Vida como fonte de obtenção as informações sobre a construção da identidade profissional dos professores. O lócus da investigação limita-se ao município de Abaetetuba-Pa. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. O referencial está ancorado nos estudos de Nóvoa (1992, 2000, 2009, 2010, 2013, 2014); Tardif (2005, 2008, 2014); Dubar (1997, 2005); Bosi (1994,1995,2003); Josso (1999,2002,2004); Ludke e André (2020); e outros. Para a análise das narrativas foram utilizadas a Análise de conteúdo segundo Bardin (1979). Como resultados preliminares a pesquisa revela que as identidades profissionais docentes são construídas nas experiências de trajetória profissional no exercício da profissão e no fazer docente. Essa construção se dá nas relações que os professores estabelecem no cotidiano do trabalho escolar, nos saberes adquiridos na formação inicial e continuada e, principalmente, nos sentidos que cada professor atribui à profissão, na maneira de ser e estar na profissão. As reflexões sobre as Histórias de Vida dos professores nos propõem pensar a formação de professores como um elemento importante para a construção da identidade profissional docente diante das exigências da profissão, considerando as transformações contemporâneas.

Interno - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - RENATO DA SILVEIRA BORGES NETO
Presidente - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 08/04/2021 11:36