Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO MACIEL VILHENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO MACIEL VILHENA
DATA: 31/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via Conferência Google Meet
TÍTULO:

Transformações urbanas em cidades ribeirinhas a partir do processo construção de grandes empreendimentos portuários, o caso de Abaetetuba/PA, de 2016 a 2019.



PALAVRAS-CHAVES:

Abaetetuba/PA, Grandes Empreendimentos, transformações urbanas, Plano Diretor.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

O presente trabalho busca analisar as transformações urbanas na cidade de Abaetetuba, estado do Pará com o recorte temporal do ano de 2016 a 2019, esse recorte foi escolhido pelo fato de 2016 ser o ano de atualização do plano diretor municipal onde este através do macrozoneamento de áreas do município se deixou explicito alguns pontos propícios de urbanização e outros instalação de grandes empreendimentos, diante disso, ainda no mesmo ano, a empresa graneleira Cargill por intermédio da empresa Bricks logística adquire áreas na ilha do Urubuéua, na zona destinada á projetos portuários segundo o referido plano e inicia seu processo de institucionalização no município. Já em 2017, a empresa Terminais de Líquidos da Amazônia LTD (TLA), protocola o processo de autorização de um terminal de uso privado (TUP) na região conhecida como Guajará de Beja, também no município de Abaetetuba. A problemática dessa pesquisa recai sob como o grande capital atinge e modifica uma cidade ribeirinha amazônica. Os resultados aqui apresentados demonstram que os empreendimentos de porte menor começaram a se instalar dentro da cidade e a transformar a configuração espacial já existente, onde a cidade por ter características ribeirinhas, ter uma feira de produtos de origem extrativista da floresta passa a ter o seu processo de urbanização principalmente ao longo da rodovia Dr João Miranda e PA 252, via de ligação do município a cidades fronteiriças, acelerado. Este recorte geográfico e suas áreas adjacentes ganham novos empreendimentos que vão dar nova significância a aquela parcela da cidade, produzindo um novo centro urbano de serviços e assim territoralizando ainda mais o capital dentro da estrutura da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Interno - 2318419 - LIVIO SERGIO DIAS CLAUDINO
Externo ao Programa - 2467841 - MARCIO DOUGLAS BRITO AMARAL
Notícia cadastrada em: 16/03/2021 16:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1