Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELE NOGUEIRA DOS PRAZERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIELE NOGUEIRA DOS PRAZERES
DATA: 24/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Via Conferência pelo Google Meet
TÍTULO:

AGRICULTURA E REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE MARKETING PARA UMA FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO AMBIENTE VIRTUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Marketing. Facebook. Agricultura familiar.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa investiga as estratégias de marketing utilizadas em um site de rede social Facebook, “A-Feira Abaeté”, com o intuito de verificar os pontos que foram favoráveis e os desfavoráveis para a promoção da feira da agricultura familiar em Abaetetuba, no Nordeste paraense. Os objetivos específicos são: a) descrever os processos de marketing para agricultura familiar no site de rede social “A- Feira Abaeté”; b) analisar como as estratégias de marketing se desenvolveram na página; c) entender os percursos das interações entre as imagens e suas categorias, textos e contextos comunicacionais. Em termos teóricos, as compreensões sobre marketing e suas estratégias fundamentam-se nos trabalhos de Kotler e Armstrong (2007), Kotler e Keller (2002) e Torres (2009); discutimos também os conceitos de agricultura familiar, a partir de vários autores. Para alcançarmos os objetivos já mencionados, na primeira etapa foi feito trabalho de campo exploratório na feira, seguido de revisão de literatura. Devido tratar-se de um estudo de caso, e ao fato da pesquisa transcorrer quase toda em meio virtual, optamos Netnografia (KOZINET, 2014), fenomenologia (FRANÇA, 2016) a intertextualidade comunicacional (BRAIT, 2016) e (KOCH; ELIAS, 2016); na segunda etapa, propormos a mineração de dados (MINAYO, 2018). Entendemos que o marketing digital, para a pesquisa em questão, constitui-se como o objeto de estudo visando identificar as estratégias e as ferramentas utilizadas para a promoção dos produtos provenientes da agricultura familiar, comercializados na feira e divulgados no site de rede social Facebook no período de vinte e quatro (24) meses, entre 2017 e 2019. Os resultados parciais apontam que, ao decorrer dos meses, percebeu-se o aumento da aceitação do público quanto às postagens na página, as pessoas reagem positivamente através de comentários elogiando os produtos e feirantes, ocorrendo a comunicação positiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318419 - LIVIO SERGIO DIAS CLAUDINO
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA SCARTON
Interno - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 01/09/2020 11:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1