Banca de DEFESA: EDNA DE CARVALHO FONSECA

DISCENTE: EDNA DE CARVALHO FONSECA
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Via aplicativo google meet

O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES DIANTE DOS SABERES TECNOLÓGICOS.

Saber Tecnológico. Identidades Docentes. Programa Proinfo Integrado. Práticas Pedagógicas. Subjetivação

ÁREA: Educação

O objeto desta dissertação são as identidades docentes refletidas nas práticas pedagógicas dos docentes egressos das formações do Programa Proinfo Integrado, o qual foi constituído pela necessidade de compreender como se constitui identidades profissionais a partir de formações através de Programa governamentais nas escolas públicas de educação básica brasileiras. O objetivo estabelecido para essa compreensão se propõe analisar a relação entre a prática pedagógica e a constituição das identidades docentes a partir das formações do Programa Proinfo Integrado. Ainda foram estabelecidos os objetivos específicos a fim de compreender as informações produzidas. São eles: Analisar as influências dos processos formativos do Programa Proinfo Integrado nas práticas dos professores; Refletir os tipos de identidades que os cursos Proinfo estão constituindo nos docentes; Examinar se as formações oferecidas pela Secretaria de Educação através do Núcleo de Tecnologia Educacional contemplam as necessidades dos professores da rede estadual no município de Abaetetuba. As discussões realizadas puderam contar com contribuições teóricas de autores como Hal (1999), Levy (2010), Castels (2000), os quais subsidiaram nas reflexões sobre as transformações socioculturais da sociedade pós-moderna, Kenski (2009), Freire (2007), Costa (2009) sobre a importância das tecnologias educacionais no processo ensino/aprendizagem, Tardif (2014), sobre saberes pedagógico: Morin (2014), a respeitos do saber tecnológico e Silva (2000) e Castels (2018) que contribuíram quanto as discussões sobre a constituição de identidades, Paraíso (2007), Rosi (2001), Larrosa (2008) e Silva (2001, 2008) os quais contribuíram nas reflexões sobre subjetivação, dentre outros citados ao longo do trabalho. Dialogando com o referencial teórico apresentado, utilizei como método a netnografia, Kozinets (2014) e Hine (2005), o que se pautam essa metodologia é a observação de registros virtuais, a escritura e tradução das informações produzidas. Como resultados, indico que as formações do Programa Proinfo produziram novas identidades profissionais. a compreensão de suas realidades na sociedade midiática e a presença das TIC tanto no âmbito doméstico, quanto no educacional; os docentes também interagem e tecem relações no ciberespaço através de suas redes sociais; alterações nas prática pedagógicas que agora se preocupam em articular o uso das TIC com o cotidiano midiático do aluno de forma um pouco mais segura. Mas torna-se necessário apontar os desafios enfrentados por esses docentes na busca pelo saber tecnológico, os quais configuram-se em problemas de ordens estruturais e logísticos. Apesar da iniciativa governamental de incentivo à inserção das TIC no exercício da docência, não se contemplou as necessidades específicas dos docentes abaetetubenses, assim, registra-se que o desenvolvimento tecnológico não atendeu os problemas pedagógicos locais a contento, de forma que ainda há ausência de formação continuada no sentido de alinhar a prática pedagógica, o uso das TIC e o processo ensino aprendizagem para a promoção de um processo educativo de qualidade.

Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Interno - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Externo ao Programa - 3030687 - LEONARDO RIBEIRO DA CRUZ
Notícia cadastrada em: 19/05/2020 10:34