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Banca de QUALIFICAÇÃO: NARGILA SILVA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARGILA SILVA DE SOUSA
DATA: 19/05/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do prédio da Pós-Graduação
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO NA MÍDIA: ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE ATORES SOCIAIS EM PROPAGANDAS SOBRE A REGIÃO AMAZÔNICA


PALAVRAS-CHAVES:

ADC. Agronegócio. Mídia. Representação de Atores Sociais


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa, investigo: o discurso do agronegócio na propaganda publicitária “O agro é tech. O agro é pop. O agro é tudo.” na mídia. Este trabalho parte de uma abordagem qualitativa de cunho documental. O corpus desta pesquisa se constitui de três vídeos que correspondem aos anos de 2016, 2017 e 2018 (o dendê, a mandioca e o açaí) extraídos de um conjunto publicitário de mais 80 peças (“O agro é tech. O agro é pop. O agro é tudo.”), vinculados a produtos cultivados na região norte, especificamente na região do Baixo Tocantins. O objetivo é compreender como os atores sociais do campo (extrativistas e agricultores familiares) ligados ao cultivo do açaí, da mandioca e do dendê na região norte, da Amazônia são representados em três vídeos dessa propaganda. Os objetivos específicos consistem em: verificar como os processos de inclusão e exclusão anulam a agência dos atores sociais do campo na propaganda; analisar se as representações construídas na propaganda ajudam a sustentar relações de dominação através da prática discursiva e avaliar se as representações contribuem para a hegemonia do sistema neoliberal no campo. Os objetivos vão ao encontro do seguinte questionamento: que práticas discursivas estão sendo construídas em torno dos atores sociais envolvidos no cultivo dos produtos e que ações reais estão sendo colocadas em prática através desse discurso? Nesse empreendimento, os instrumentos teórico-metodológicos utilizados são os da Análise do Discurso Crítica de Fairclough (1989, 1995, 2001, 2003a) e Chouliaraki e Fairclough (1999), fazendo uso das categorias de análise voltadas para uma abordagem Crítico-Social, além das categorias propostas por Teun van Leeuwen (1997), a Representação de Atores Sociais, e a Gramática da Linguagem Visual, de Kress & van Leeuwen (1996, 2001). A pesquisa em ADC, por ser uma abordagem interdisciplinar para estudos críticos da linguagem como prática social, nos dá as ferramentas necessárias e as bases para a articulação com outros teóricos como Thompson e Gramsci, que tratam dos conceitos de hegemonia e ideologia, inerentes à abordagem Faircloughiana. O resultado parcial da análise nos revela que a propaganda publicitária age estrategicamente apagando/invisibilizando os atores sociais ligados à produção dessas culturas em nossa região através da disseminação de imagens e discursos que consolidam a cultura neoliberal no campo, como a homogeneização cultural, que vem apoiando a prática de monoculturas, como as que vêm sendo difundidas em nossa região através da produção do açaí (produto endógeno), do dendê (produto exógeno) e da mandioca (produto endógeno).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2318419 - LIVIO SERGIO DIAS CLAUDINO
Presidente - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 05/05/2020 14:33
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