Notícias

Banca de DEFESA: ALINE GONCALVES BATISTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GONCALVES BATISTA DA SILVA
DATA: 31/03/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 08 - Campus de Abaetetuba/UFPA
TÍTULO:

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFPA-CAMPUS ABAETETUBA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO TÉCNICO EM PESCA PARA UMA COMUNIDADE RIBEIRNHA.



PALAVRAS-CHAVES:

Política de Educação Profissional. IFPA. Comunidade Ribeirinha.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

O Estado do Pará, especificamente o Município de Abaetetuba apresenta uma realidade política, econômica, cultural, territorial, social e educacional bem peculiar, a rede hidrográfica é bastante vasta, navegável em quase toda extensão, registra-se no município a existência de florestas de terra firme e florestas de várzeas. Deste modo, estudar um território tão diversificado necessita da conceituação de território, cultura, identidade e Estado para compreender o que é política pública, deste modo o objetivo do trabalho foi analisar a implantação da política de educação profissional no IFPA-Campus de Abaetetuba e as contribuições na comunidade ribeirinha do Rio Genipauba para constatar de que forma as políticas educacionais estão cumprindo seu propósito de formação profissional que atendam as demandas locais. A metodologia do trabalho contemplou entrevistas com o coordenador do curso de pesca e com três docentes ligados diretamente ao curso pesquisado, também cinco alunos da turma de 2017 do curso de pesca e um coordenador da comunidade do Rio Genipauba, os quais avaliariam as contribuições da política de educação profissional do IFPA para a comunidade Sagrado Coração de Jesus do Rio Genipaúba, Município de Abaetetuba. Com essas analise foi possível compreender a necessidade de atualização ou reformulação do Curso Técnico em Pesca, até mesmo a oferta de outros cursos, que possam partir da realidade local, sua cultura regional e características territoriais onde os alunos estão inseridos, possibilitando se aproximar-se para atender aos anseios das comunidades ribeirinhas por uma formação técnica profissional que promova o desenvolvimento local de forma sustentável.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo ao Programa - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/03/2019 11:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1