Banca de QUALIFICAÇÃO: NELSON RAMOS BASTOS

DISCENTE: NELSON RAMOS BASTOS
DATA: 31/10/2018
LOCAL: Laboratório de Linguagem-Campus de Abaetetuba

Os grandes empreendimentos e seus impactos no mundo social da várzea

Devastação na várzea. Grandes projetos. Territorialidades específicas. Cartografia social.

ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Teoria Antropológica

A análise preliminar da problemática socioambiental considerada neste estudo, aborda sistemas de devastação da várzea e territorialidades específicas de ribeirinhos, pescadores e quilombolas da ilha Xingu. Assim objetiva-se, analisar as transformações da sociobiodiversidade, nas áreas de influência dos grandes projetos no baixo Tocantins, especificamente na comunidade tradicional Santo Afonso. A metodologia ancorada na triangulação de métodos reitera a relevância da interação entre os dados empíricos, autores que tratam da temática estudada e análise de conjuntura, asseverando um dinâmico movimento dialético, possibilitando a observação detida de realidades locais, narradas pelos agentes sociais falando por si, a luz de uma nova cartografia social, situada em um quadro teórico interdisciplinar. O resultado parcial das análises mostra, a necessidade de realizar novas leituras sobre sistemas de devastação na várzea, que evidencie a situação de risco, face a sobreposição de novos formatos de dominialidade territorial no período em análise. Os dados coletados, levam a concluir preliminarmente, que a Hydro/Alunorte, não são as únicas que comprometem a sociobiodiversidade local, mas também a contenção e desvios de cursos de água do rio Tocantins pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí e a sobreposição de legislação específica que se coadunam com interesses do capital global para a construção de Terminais de uso privado-TUP no território de várzea da ilha Xingu pela empresa norte americana cargill.

Presidente - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Interno - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Externo ao Programa - 325725 - ROSA ELIZABETH ACEVEDO MARIN
Notícia cadastrada em: 03/10/2018 09:22