Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CARLA VIEIRA PIMENTEL

DISCENTE: ANA CARLA VIEIRA PIMENTEL
DATA: 17/10/2018
LOCAL: LABORARATÓRIO DE ANTROLOGIA - IFCH - UFPA

RESERVA DE VAGA PARA QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PERMANÊNCIA

Estudantes Quilombolas. Identidade. Ações afirmativas. Permanência

ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras

O texto apresenta resultado parcial da pesquisa de mestrado que tem como principal objetivo analisar como se da o movimento identitário e de permanência dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará (Ufpa) – Campus Guamá, que ingressaram nesta instituição através da reserva de vaga para quilombolas no período de 2013 ao primeiro semestre de 2018. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujas técnicas de levantamento de dados incluem a análise documental e a entrevistas semiestruturadas realizadas junto ao universo de estudantes quilombolas matriculados e de professores que encaminharam a proposta de ação afirmativa da UFPA e como metodologia a etnografia com a observação participante durante os meses que se deram a pesquisa. Visando compreender o significado dessas duas categorias na perspectiva dos estudantes quilombolas buscou-se apoio teórico-metodológico nas reflexões de autores como Gomes (2005), Piovesan (2008), Silva (2000), Hall (2000), Geertz (2014), Cardoso de Oliveira (2000), Almeida (2002), Amador de Deus (2008) dentre outros. Verificamos que os estudantes ingressos pelo sistema de reserva de vagas encontraram diversas dificuldades para permanecer na universidade em seu curso superior, a falta de recursos financeiros e também pela falta de política de inclusão da identidade étnica desses sujeitos. Sendo que a permanência em relação à superação de questões financeiras vem ocorrendo nesta instituição, com o Programa Permanência do MEC e também com os programas da própria instituição. Além de que os estudantes quilombolas utilizam da identidade coletiva para lutarem cotidianamente na busca de reconhecimento das suas especificidades e a garantir das bolsas e do direito a diferença, e do reconhecimento da identidade, porém institucionalmente ainda sem políticas relacionadas para a valorização da identidade desses sujeitos. Porém através de alguns seminários realizados pela própria instituição e da criação da Assessoria de Diversidade da Ufpa está começa a perceber a importância de se repensar também em estratégias para além das condições financeiras desses sujeitos, a identidade, para a uma real inserção desses estudantes no espaço universidade e assim da sociedade.

Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 1153142 - MILENE MARIA XAVIER VELOSO
Interno - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 10:37