Notícias

Banca de DEFESA: MANUELLE PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLE PEREIRA DA SILVA
DATA: 07/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

 

CONTRADISCURSO RIBEIRINHO: uma análise linguístico-discursiva de manifestações contrárias à implantação do Terminal Portuário de Uso Privado na Ilha do Xingu no município de Abaetetuba-Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

 

Terminal de Uso Privado; Contradiscurso; Manifestações; Ribeirinhos.


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

Esta pesquisa apresenta importantes considerações a respeito de como são construídos os discursos dos manifestantes contrários à implantação do Terminal Portuário de uso privado na Ilha do Xingu, município de Abaetetuba, Pará. Para tanto, o objetivo geral foi discutir o discurso desses manifestantes, considerando os dizeres sobre os impactos da instalação do porto para a cultura, identidade e memória dos ribeirinhos. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se expor como as manifestações foram divulgadas nas redes sociais, visando alcançar mais pessoas; e apresentar o contradiscurso ribeirinho, considerando os dizeres dos participantes e líderes de movimentos sociais durante as manifestações. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, de natureza básica, quanto aos objetivos, caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória e de campo. Como técnica de análise, foi utilizada a Análise de Discurso Crítica - ADC, que, além de ser um método, é também uma abordagem usada como forma de interpretar os dados linguísticos. Dessa maneira, foi feita uma análise de publicações na plataforma Facebook sobre as manifestações contrárias à permanência do complexo portuário na Ilha do Xingu. Em seguida, foram analisados os discursos proferidos por manifestantes durante os atos. Os resultados apontam para construções em que os falantes se utilizam de metáforas, interdiscursos e estratégias de intertexto, para dar embasamento aos seus discursos. Diante do que foi apresentado, pode-se dizer que os manifestantes utilizam suas vozes para reivindicar seus direitos, sendo o principal a consulta prévia, pela qual poderão expressar sua opinião contrária à implementação do porto e, consequentemente, impedir a saída dos ribeirinhos de seu território.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Externo à Instituição - HERI RAMOS DE OLIVEIRA PONTES
Presidente - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 10:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1