Notícias

Banca de DEFESA: JOANDRESON BARRA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANDRESON BARRA LIMA
DATA: 30/01/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO:

Mapeamento Participativo e Território em Barcarena-Pa: Análise de uma comunidade atingida pela indústria minério-metalúrgica.


PALAVRAS-CHAVES:

Barcarena, Grandes Projetos, Mineração na Amazônia.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Sociologia do Conhecimento
RESUMO:

Essa pesquisa busca discutir os grandes impactos dos diferentes empreendimentos minero-metalúrgicos e portuários em comunidades de Barcarena – PA, o problema dessa pesquisa perpassa pela compreensão de como esses projetos foram implementados e quais são as consequências no curto, médio e longo prazo, sobre as comunidades do referido município, observando sua construção histórica e seus reflexos nos dias de hoje, e quais as perspectivas futuras se ninguém fizer nada para mudar esse modelo de transferências transnacionais de riquezas, sejam elas monetárias ou minerais, e ainda sim, verificar como estão se organizando os setores que combatem esse modelo e como está a reação deles aos constantes crimes ambientais que estão submetidos, que sem escolha, só resta resistir. A metodologia adotada para construção dessa pesquisa foram a de referências bibliográficas e empírica propriamente dita, a partir de estudos e informações em fontes primárias e de dados localizados na literatura especializada. O processo de desenvolvimento do capitalismo na região é tardio e complexo, e seus resultados estão longe de algo humano, social e ambientalmente seguro. Os desastres ambientais no município de Barcarena são os exemplos claros de como a irresponsabilidade do grande capital vem transformando a região desde as políticas adotadas ainda na ditadura militar nas décadas de 70-80 do século passado. Ainda se tem muito a mudar, mas a sociedade civil organizada começa desde o final do século passado a se articular em diferentes movimentos, a própria mudança nas legislações hoje forçam a necessidade dessa mesma comunidade de se apropriar de sua realidade local e transforma- la e assim, construir mecanismos de controle social para se discutir um modelo de desenvolvimento regional sustentável, e que as mazelas e a miséria provocada pelos grandes projetos possam ser minimizados e assim, quem sabe, construir uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade e para a região, agora sem os comuns desastres que devastam vidas e o meio ambiente. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISON DA SILVA FERREIRA
Presidente - 2718514 - FRANCINEI BENTES TAVARES
Interno - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 15:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2