Banca de DEFESA: MARIA INES VIEGAS CORREA

DISCENTE: MARIA INES VIEGAS CORREA
DATA: 22/01/2024
LOCAL: Vídeo conferência

GESTÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REDE MUNICIPAL DE ABAETETUBA/PA (2010 - 2022): avanços, obstáculos e possibilidades para ampliação e qualificação da oferta.

Educação do Campo; políticas públicas; gestão educacional; território de Abaetetuba; educação na rede pública municipal de Abaetetuba.

ÁREA: Educação

Esta Pesquisa versa sobre a Gestão Educacional na Rede Municipal de Educação de Abaetetuba/PA, a partir da Política de Educação do Campo, assentada no Decreto Federal n. 7.352/2010. O problema indaga: como se estabelece a dinâmica de gestão da Política de Educação do Campo, na Rede Municipal de Educação de Abaetetuba/PA, para atender o previsto no art. 1º, do Decreto Federal n. 7.352/2010, quanto à ampliação e à qualificação da oferta da Educação Básica às populações do campo? O objetivo geral trata de analisar a dinâmica da gestão pública voltada à ampliação e à qualificação da oferta da Educação do Campo, na Rede Municipal de Abaetetuba, no período de 2010 a 2022, a partir dos fundamentos da Política de Educação do Campo. O percurso metodológico é pautado nos pressupostos da Pesquisa Qualitativa em perspectiva crítica e inclui as seguintes técnicas de pesquisa: i) revisão bibliográfica, ii) levantamento e análise documental, iii) observação participante, iv) visita às escolas do campo e v) entrevista livre. Os resultados apontam que a gestão educacional na Rede Pública Municipal apresenta, no plano das orientações para a ação organizacional e no plano da ação organizacional, tratamento diferenciado à Educação do Campo, com primazia à educação da cidade, resultando em poucos avanços e muitos obstáculos na ampliação e qualificação da oferta em territórios campesinos. Em conclusão, as possibilidades de superação dos obstáculos perpassam pelo tratamento público da gestão educacional, pela garantia de participação de movimentos sociais e sindicais do campo na composição dos colegiados e nas dinâmicas de planejamento, acompanhamento e avaliação da política educacional, e pela organização de banco de dados específico da realidade educacional do Município e aberto à consulta pública.

Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Presidente - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
Externo à Instituição - ROSILENE LAGARES
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 07:56