GOSTO MUITO DE ESTAR AQUI: NA CULTURA E NA EDUCAÇÃO PELA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA NO CORDÃO DO MAPARÁ, ABAETETUBA-PA
Teatro Popular. Cultura Local e Amazônica. Crianças e Adolescentes. Processos Educativos
A presente pesquisa trata do Cordão do Mapará do bairro da Angélica, Abaetetuba-PA, o qual configura-se como um teatro popular que problematiza a culturae a educação como dimensões de uma mesma prática social, irradiadoras de processos educativos. Assim, o estudo busca compreender como se desenvolvem os processos educativos que permeiam esse folguedo junino, pela participação e envolvimento das crianças e adolescentes. Partimos da seguinte indagação: que processos educativos estão presentes em toda produção do Cordão do Mapará, em especial pela vivência e experiência de crianças e adolescentes? O objetivo central é investigar os processos educativos que nascem/veiculam no Cordão do Mapará pela participação das crianças e adolescentes. Para isso, a pesquisa envolveu uma vasta revisão bibliográfica e documental sobre o cordão presente no município de Abaetetuba bem como o uso de iconografias e fontes orais. Concomitante, houve a realização da pesquisa de campo utilizando-se de observações e entrevistas junto de atores envolvidos com esse folguedo junino, pautando a relação das crianças e adolescentes com tal prática. Os resultados apontam que tais sujeitos frequentadores do Cordão do Mapará constroem processos educativos a partir dos personagens e elementos locais/amazônicos que estão presentes nessa manifestação, e tais aprendizados, vivências e experiências em suas vidas constituem-se possibilidades concretas de cultivar e valorizar saberes, para além disso, essas crianças e adolescentes ao participarem da manifestação cultural estão em pleno desenvolvimento de suas potencialidades, na medida em que atuam e ocupam espaços na cena urbana da cidade.