Banca de QUALIFICAÇÃO: ATAIDE DAS CHAGAS DIAS

DISCENTE: ATAIDE DAS CHAGAS DIAS
DATA: 16/06/2023
LOCAL: Vídeo conferência

A falência dos paradigmas educacionais frente ao universo juvenil no ambiente escolar.

Paradigmas educacionais, Universo juvenil, Ambiente escolar.

ÁREA: Educação

Os paradigmas educacionais, apresentados aqui, são coerentes e com intensa possibilidade de construção de uma sociedade almejada pela intelectualidade brasileira. No entanto seu pensar, expresso por meio dos processos formativo, invisibiliza a existência das identidades juvenis, presentes no ambiente escolar, que vem se fortalecendo cada vez mais, com a utilização das ferramentas tecnológicas, que favorece a criação das comunidades identitárias e facilitam a aproximação de seus adeptos. A não inclusão das identidades juvenis, “negadas” pelo currículo que se sustentam nos paradigmas educacionais, gera desinteresse da juventude estudantil pelo papel da escola, que os leva a dar novo sentido à esta e provoca a “falência” dos paradigmas educacionais por não ser a voz das novas identidades e formas de sociabilidades juvenis existente no ambiente escolar. A escola passa assim a ser o local de encontro de identidades representadas pelas arenas ali constituídas, e onde estas identidades juvenis, também sofrem ataques negacionistas, vindos do olhar e da pratica adronizada por um modelo moralista que cria bloqueios e impedem que a escola penetre nesse universo Juvenil. Hoje marcado por novas formas de expressões de suas identidades, a classe estudantil jovem vem perdendo o interesse pela instituição levando assim a consequente falência dos paradigmas educacionais por apresentarem-se desinteressante aos desejos identitários juvenil.

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Interno - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Externo à Instituição - REJANE CLEIDE MEDEIROS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 16/06/2023 08:34