Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITO BASTOS DA COSTA

DISCENTE: BENEDITO BASTOS DA COSTA
DATA: 24/05/2023
LOCAL: Video Conferência

PRÁTICAS CRIATIVAS NO TERRITÓRIO VIVIDO: Desafios e possibilidades da educação campesina no município de Igarapé-Miri/PA.

Saberes, Movimentos Sociais, Política Pública, Educação do Campo.

ÁREA: Educação

As vivências e experiências de educador de escola pública, no campo, ao longo de vinte anos, no município de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins, nordeste paraense, conduziram ao desenvolvimento deste trabalho de dissertação, com título “PRÁTICAS CRIATIVAS NO TERRITÓRIO VIVIDO: Desafios e possibilidades da educação campesina no município de Igarapé-Miri/PA”. O trabalho se concentra no estudo da política pública municipal de educação do campo denominada Curso Saberes Miriense (SAMI), desenvolvida nas escolas do campo no município de Igarapé-Miri, o qual foi fundamentado no Programa Pro-Jovem Campo Saberes da Terra que funcionou no município de 2006 a 2020, sendo substituído, em 2021, pelo Saberes Miriense. Através desta política, analisam-se as inovações que vêm sendo construídas nos sítios e assentamentos com egressos do Saberes da Terra e do SAMI. Trata-se de uma experiência inovadora tanto em termos tecnológicos quanto nas dimensões socioeconômica, cultural e educacional. Intenciona-se, por meio das falas dos docentes atendidos pelo curso, verificar até que ponto essa política pública contribui para o fortalecimento da educação campesina no município de Igarapé-Miri, estado do Pará. Para tanto a pesquisa adotou a abordagem qualitativa de caráter descritivo tendo como técnicas a observação participante e a entrevista semi-estruturada, amparadas nos trabalhos de autores do campo educacional e antropológico tais como Ludk e André, 1986; Triviños, 1987; Geertz, 1989, dentre outros. A escrita etnográfica em andamento, apresenta o capítulo Experiência de tecnologia social no âmbito dos saberes e a escola do campo e ainda a proposta demais dois capítulos em construção.

Interno - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Presidente - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Externo à Instituição - RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 17:06