Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA DIAS ROCHA

LOCAL: Vídeo Conferência

Educação Ribeirinha. Saberes. Trabalho. SOME. Ensino Médio

ÁREA: Educação

A menina das águas, que remava nas idas e vindas de sua casa à escola, ingressa no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em cidades: territórios e identidades (PPGCITI)- UFPA, com título de dissertação: EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: uma análise no campo das políticas do Ensino Médio (SOME) no território das águas do Rio Urubuéua, Abaetetuba/ PA. O conceito de território passa a ser o grande organizador da rede de atenção às políticas públicas educacionais e orienta as ações de todos os seus indicadores como eixo fundamental para a construção do modo de atenção à educação. A questão central: Como se constitui a educação ribeirinha e o Sistema de Organização Modular de Ensino- etapa Ensino Médio enquanto política educacional no território das águas do Rio Urubuéua? Tendo-se como objetivo geral: Analisar de que maneira se constitui a educação Ribeirinha e o SOME-Ensino Médio e que desafios e perspectivas apresentam na vivência dos sujeitos no território das águas do rio Urubuéua. Necessário de fez assumir a abordagem qualitativa, trazendo como referenciais Mynayo, Chizzotti, Marli André e outros renomados pesquisadores, por afirmarem que as pesquisas têm necessidade de aprofundar as análises e fazer novas descobertas em favor da vida humana na medida em que são entendidas como pesquisa de cunho humano e social, pois é a partir da captação desse entendimento que o pesquisador terá condições de determinar os meios para edificá-la. Desse modo,o rigor metodológico não é medido pela indicação do tipo de pesquisa, mas por uma descrição clara e detalhada do caminho percorrido e das decisões tomadas pelo pesquisador ao conduzir seu estudo. Pontuamos as sessões da seguinte forma: INTRODUÇÃO II A Educação Ribeirinha como princípio do trabalho educativo na interface do cotidiano dos estudantes do Rio Urubuéua; III O Sistema Modular de Ensino na transgressão da política do Ensino Médio no território das águas IV Os desafios e perspectivas do SOME na vivencia dos sujeitos ribeirinhos. (Em construção).

Presidente - 2153593 - AFONSO WELLITON DE SOUSA NASCIMENTO
Externo à Instituição - DEBORA MATE MENDES
Interno - 2657468 - YVENS ELY MARTINS CORDEIRO
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 10:16