POLÍTICAS PÚBLICAS: ASPECTOS GERAIS E EDUCACIONAIS DO NORDESTE PARAENSE, AMAZÔNIA ORIENTAL
Políticas Educacionais; Amazônia; Territórios; Diálogos e Desigualdades.
O Brasil ainda enfrenta os retrocessos das políticas públicas exíguas, de reduzida contribuição ao que se espera de um país de tamanha riqueza e de potencial educacional como este. O trabalho que investiga os desfalques na educação trazem indicadores comprobatórios mostrando que muito tem a ser construído ao campo da educação quando se compara a outros países de até menor poder econômico que o Brasil. Diante do exposto nesta pesquisa, podemos fazer uma reflexão quanto ao quantitativo utilizado e quanto ainda pode ser incorporado a educação para atingirmos a média básica de países em ascensão econômica. O cumprimento do papel do estado em zelar de forma igualitária pela sociedade com destaque a educação, ainda não é cumprido, e o que vemos, é uma mera assistência de forma precária e insuficiente que deixa lacunas causadas principalmente pela omissa presença do poder público em escolas do campo na Amazônia. Para o pleno exercício da cidadania nas garantia de direitos e usufruto das políticas públicas, em determinados momentos os sujeitos do campo acabam renunciando suas conquistas e seu pertencimento para se juntar as sociedades urbanas. Neste contexto, fica evidente uma “parceria” impositiva de dominação social, entre o capital e o estado nas políticas distributivas, que tem se mostrado cada vez mais tendenciosas. Repetidamente esta tem sido a dinâmica do campo que afetam de forma desleal as populações brasileiras Amazônicas.